quarta-feira, 7 de julho de 2010

Previsões Emmy

E cá estou de volta (esperemos que sábado de vez...)!

Antes de mais, congratular a D. Sara por um excelente liveblogging do Tour, que eu tenho acompanhado pontualmente (não tenho tido tempo...)

A ver se tempo tenho hoje ainda para fazer mais algum post (provavelmente já não, vou completar os meus prémios TV - faltam as categorias de drama - até sábado) mas o que me traz cá agora são as minhas previsões para os EMMY 2010.

São anunciados amanhã às 5h30 locais (13h30 de cá, se quiserem acompanhar dirijam-se a
este sítio) pelo Presidente da Academia das Artes e Ciências Televisivas (ATAS), acompanhado este ano por Sofia Vergara (Modern Family) e Joel McHale (Community) - o que augura bom pronúncio para eles porque há já alguns anos para cá os anunciadores dos nomeados são sempre nomeados também.

A cerimónia propriamente dita decorrerá no final de Agosto e será aqui narrada em live-blogging pelo vosso dear Jorge (eu).


Vamos lá às previsões (vou tentar conter-me nas palavras):


MELHOR SÉRIE - DRAMA
Breaking Bad
Damages
Dexter
Lost
Mad Men
The Good Wife


Alternativas: House, M.D.; 24

Explicação: 'Breaking Bad', 'Dexter' e 'Mad Men' são indiscutivelmente dos melhores dramas da televisão hoje em dia e as temporadas que passaram são mais fortes do que as que as precederam, que garantiram a nomeação a estas três séries o ano passado. De resto: 'Damages' parece ser do agrado da Academia, que o tem sempre nomeado (além do bónus que é ter Glenn Close como protagonista) e agora, com o seu fim prenunciado, muito provavelmente não falha a lista; Lost ganhou uma nomeação por uma temporada bem aquém do expectável e ganhou mais 2 nomeações ao longo das suas primeiras cinco temporadas, tendo ganho uma e portanto, com a série a chegar ao fim, não vejo como é que possa ser ignorada na lista. Numa categoria que é normalmente de 6 (o ano passado foi excepcionalmente de 7 nomeados, coisa que não me parece que vá acontecer este ano), sobra um lugar, que deverá ir para um "procedural". 'House M.D.' tem quatro nomeações, tendo começado a ser nomeado na sua segunda temporada, mas com a queda cada vez mais pronunciada de qualidade, parece-me que está na altura de ser substutuído pelo drama da CBS 'The Good Wife' que ganhou à sua protagonista Julianna Marguiles o Globo de Ouro e o SAG e que arrancou fascinantes críticas pela sua temporada de estreia. Claro que a nostalgia também pode ajudar a que '24' seja pela última vez nomeado nos Emmys mas não contem muito com isso.

Hipóteses mais remotas: Treme; Sons of Anarchy; Friday Night Lights; Justified; True Blood



MELHOR SÉRIE - COMÉDIA
30 Rock
Curb Your Enthusiasm
Glee
How I Met Your Mother
Modern Family
The Office


Alternativas: Entourage; The Big Bang Theory

Explicação: As novas comédias e cabeças de corrida ao prémio 'Glee' e 'Modern Family' juntam-se ao tricampeão em título '30 Rock', estando as suas nomeações asseguradas (só se 'Glee' for menosprezado em todas as categorias pela Academia, o que não consigo ver acontecer). 'The Office' tem sido sempre nomeado desde a sua segunda temporada e numa das suas melhores temporadas de sempre, não consigo ver a escapar-lhes uma nomeação. Apesar do péssimo ano que teve, 'How I Met Your Mother' deve ganhar a 'The Big Bang Theory' um dos lugares entre os nomeados (embora não me surpreenda se for Big Bang o nomeado em vez de Mother), porque é uma série muito mais ao estilo das que a Academia gosta. E claro que a reunião de Seinfeld quase que carimbou a nomeação do cinco vezes nomeado 'Curb Your Enthusiasm'. Da categoria devem sair Entourage e Weeds, em queda livre autêntica e a surpresa do ano passado, Family Guy, que não deverão, à partida, repetir nomeações.

Hipóteses mais remotas: Community; Cougar Town; Family Guy; Parks and Recreation



MELHOR ACTOR - DRAMA
Simon Baker, The Mentalist
Bryan Cranston, Breaking Bad
Michael C. Hall, Dexter
Jon Hamm, Mad Men
Hugh Laurie, House M.D.
Kiefer Sutherland, 24


Alternativas: Krause (Parenthood), Olyphant (Justified)

Explicação: Pouco a dizer aqui. Cinco grandes interpretações em cinco séries de sucesso, não consigo ver Laurie, Hamm, Hall e Cranston a não serem nomeados e especialmente Baker, que soou a surpresa o ano passado, mas que este ano, com uma temporada ainda melhor e com melhores audiências (média de 15 milhões), há-de repetir a nomeação. A última vaga eu dei a Sutherland, prevendo o pior, uma vez que sendo a última temporada de '24' se houver nostalgia para com a série é aqui que ela vai recair.

Hipóteses mais remotas: Chandler (Friday Night Lights), Fox (Lost), Leary (Rescue Me)



MELHOR ACTRIZ - DRAMA
Glenn Close, Damages
Mariska Hargitay, Law & Order: SVU
January Jones, Mad Men
Evangeline Lily, Lost
Julianna Margulies, The Good Wife
Kyra Sedgwick, The Closer


Alternativas: Field (Brothers and Sisters); Hunter (Saving Grace)

Explicação: Close, Hargitay e Sedgwick vão de certeza voltar a ser nomeadas. A elas se junta Margulies que já ganhou Emmys pela sua personagem em ER e que já ganhou o Globo de Ouro e o SAG à custa de The Good Wife, daí que não vejo porque não a considerar uma das candidatas à vitória. Faltam dois lugares e com a despromoção de Moss para actriz secundária e com a extraordinária temporada de January Jones, é quase impossível que a ignorem (de novo!). Para o último lugar eu vou, já que é para tirar à sorte, com alguém nunca nomeado (não percebo como também) e que pode beneficiar da sua série ter chegado ao fim e da última temporada girar em torno dela: Evangeline Lily, por Lost. Claro que Sally Field ou Holly Hunter podem voltar a ser nomeadas (até é mais provável), ou mesmo Sagal (que fez uma campanha feroz), mas resolvi apostar nela.

Hipóteses mais remotas: Leo (Treme); Paquin (True Blood); Sagal (Sons of Anarchy); Britton (Friday Night Lights)



MELHOR ACTOR - COMÉDIA
Alec Baldwin, 30 Rock
Steve Carell, The Office
Larry David, Curb Your Enthusiasm
Joel McHale, Community
Jim Parsons, Big Bang Theory
Tony Shalhoub, Monk


Alternativas: Morrison (Glee); Jane (Hung)

Explicação: Baldwin, Carell, Shaloub e até Parsons parecem seguros. Larry David tem a benesse da sua série 'Curb Your Enthusiasm' ter imensos fãs, o que certamente ajuda na altura de votar. Claro que a perda de Clement e Sheen ajuda também, daí que eu ache que um dos novatos vai conseguir o último lugar, qual deles não sei. Claro que toda a gente (e eu também devia) aposta em Morrison mas eu vou por aquela história de que os apresentadores dos Emmy são sempre nomeados (além de que eu acho que Glee vai ser muito mais ignorado do que as pessoas julgam...) e escolho McHale em vez de Morrison.

Hipóteses mais remotas: Duchovny (Californication); Sheen (Two and a Half Men); Levi (Chuck); Radnor (How I Met Your Mother)



MELHOR ACTRIZ - COMÉDIA
Toni Collette, United States of Tara
Edie Falco, Nurse Jackie
Tina Fey, 30 Rock
Julia Louis-Dreyfus, The New Adventures of Old Christine
Lea Michele, Glee
Mary-Louise Parker, Weeds


Alternativas: Cox (Cougar Town); Poehler (Parks and Recreation)

Explicação: Quase que quis meter Courteney Cox e Amy Poehler no lugar de Parker e Louis-Dreyfus, mas o seu peso e história na Academia não mo permitem. Ambas já ganharam e ambas foram sempre nomeadas em todas as temporadas da sua série e mesmo que num caso tenha acabado e no outro tenha perdido imensa qualidade, não consigo excluí-las. Por isso mesmo é que acho que se alguém tiver que sair, vai ser Lea Michele, embora eu espero sinceramente que não. Isto porque Fey, Falco e Colette estão seguríssimas e prontas para lutar pela vitória.

Hipóteses mais remotas: Heaton (The Middle); Ullman (State of the Union); Silverman (The Sarah Silverman Program); Applegate (Samantha Who)



MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO - DRAMA
Michael Emerson, Lost
John Goodman, Treme
Terry O'Quinn, Lost
Aaron Paul, Breaking Bad
Martin Short, Damages
John Slattery, Mad Men

Alternativas: Scott (Damages); Noth (The Good Wife)

Explicação: Estou a reparar que estou a encurtar progressivamente as explicações. Enfim. Aaron Paul e John Slattery foram nomeados-surpresa aqui o ano passado mas este ano, com uma temporada ainda melhor em cima deles, não me surpreenderá se segurarem as suas posições (se bem que eu prefiro Kartheiser a Slattery mas enfim...). Martin Short foi a revelação do ano em Damages e por isso não será um choque vê-lo nomeado e juntar-se aos dois cabeças de corrida, vencedor antigo O'Quinn e recente vencedor Emerson de Lost. O último lugar será para algo surpreendente e eu aposto que virá ou de Treme, Damages ou de The Good Wife. Caiu no primeiro porque a série parece que está aí para as curvas e há-de ganhar mais nomeações ainda no futuro. E além disso, John Goodman é querido pelos Emmys.

Hipóteses mais remotas: Holloway (Lost); Kartheiser (Mad Men); T. Nelson (Parenthood); Charles (The Good Wife)



MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA - DRAMA
Christine Baranski, The Good Wife
Rose Byrne, Damages
Elisabeth Moss, Mad Men
Sandra Oh, Grey's Anatomy
Chlöe Sevigny, Big Love
Chandra Wilson, Grey’s Anatomy


Alternativas: Hendricks (Mad Men); Alexander (Treme)

Explicação: Chandra Wilson, Sandra Oh e Rose Byrne estão provavelmente aqui para ficar e estarão, à partida, seguras. Chlöe Sevigny, que ganhou o Globo de Ouro este ano, é uma wild card, mas com a sua série a surgir o ano passado de repente na categoria de Melhor Série - Drama, não me admiraria de ver o seu nome na lista. De resto, Elizabeth Moss irá ganhar com certeza esta categoria, depois de se auto-despromover de protagonista para secundária para dar espaço a Jones para ser nomeada e a ela se deve juntar Baranski, também uma favorita dos Emmy e que está numa série que brilhou bem alto nesta temporada televisiva.

Hipóteses mais remotas: Goodwin (Big Love); Potter (Parenthood); Flockhart e Griffiths (Brothers and Sisters)



MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO - COMÉDIA
Ty Burrell, Modern Family
Jon Cryer, Two and a Half Men
Neil Patrick Harris, How I Met Your Mother
Tracy Morgan, 30 Rock
Eric Stonestreet, Modern Family
Rainn Wilson, The Office


Alternativas: O'Neill (Modern Family); Piven (Entourage)

Explicação: Esta categoria tem quatro nomeados seguríssimos (Patrick Harris, provavelmente na altura de vencer mas que irá perder MAIS UMA VEZ; Burrell; Stonestreet; Wilson) e um que é quase certo - Tracy Morgan ou Jon Cryer, não me parece que os dois saiam da categoria este ano e para mim até é quase certo que os dois fiquem. Isto sobra um lugar (se considerarmos que um deles sai, que eu não acho que acontecerá), que pode ir para Jeremy Piven, quatro vezes campeão e que o ano passado saltou fora do barco por causa dos múltiplos escândalos em que se envolveu, ou então para Ed O'Neill de Modern Family ou para Jack McBrayer, também nomeado o ano passado. Alguma surpresa que possa surgir? Não me parece, embora a dupla de Community, ou a dupla de Parks and Recreation ou a dupla de Glee possa aparecer. Mas não creio.

Hipóteses mais remotas: Monteith e Colfer (Glee); Offerman (Parks and Recreation); Chase (Community); Krasinski (The Office)



MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA - COMÉDIA
Julie Bowen, Modern Family
Jane Krakowski, 30 Rock
Jane Lynch, Glee
Sofia Vergara, Modern Family
Kristen Wiig, Saturday Night Live
Vanessa Williams, Ugly Betty


Alternativas: Hynes (Curb Your Enthusiasm); Fischer (The Office)

Explicação: Quase que podia dizer que não há alternativas. Esta é a categoria que mais certezas me dá. A única (semi) surpresa seria a exclusão de Krakowski (que é possível) para incluir Fischer ou Adams e qualquer uma das trocas me satisfaria imenso. Não ia gostar tanto se saísse Krakowski para entrar Cheryl Hynes mas essa é também definitivamente uma possibilidade. Agora que penso, também acho que Williams não está segura mas com o fim de Ugly Betty é capaz de dar nostalgia aos membros da Academia e segurá-la ali (e até ganhar, quem sabe?).

Hipóteses mais remotas: Adams (Hung); Perkins (Weeds); Weever (Nurse Jackie); Brie (Community)


Enfim... Fiquem atentos amanhã que colocarei as nomeações.

Sem comentários: