sexta-feira, 26 de março de 2010

A (des)Ordem no Museu!

Bem, bem.. Só hoje é que dei por mim a pensar que não vos trazia novidades à muito muito tempo..
São aquelas fases da vida académica que até para escrever nos tiram a vontade.. mas adiante ;)

O que me trás cá hoje vem no seguimento do que me trouxe da última vez.. Arqueologia!
[antes fosse desta, em Tresminas.. no meio de tantos pinheiros e bichos, ainda restava alguma Ordem (de pedras claro')]

Em relação à questão da Ordem, tema da última mensagem, e depois do debate, consultem-se as conclusões do mesmo no site da APA.
Para quem não se quiser dar a esse trabalho, basicamente, constituiu-se uma comissão informal para aprofundar as questões relacionadas com um sindicato dos arqueólogos, ficando, para já a questão da Ordem em "standby".

Mas o que me trás cá hoje, já não é a questão da Ordem em si, mas do Museu Nacional de Arqueologia, e que curiosamente, também já não é nova aqui.. [em 6/02/09; 2/02/09]
Entretanto, pode também consultar-se um comunicado, no já referido site da APA sobre esta questão..
E quem não está dentro deste assunto perguntará.. "mas de que raio é que ela está a falar?"
A resposta é simples.. da transferência do museu..
Não sei se estão recordados da questão da construção do novo Museu dos Coches, num local ocupado pelos serviços de arqueologia do IPA..
Em consequência disso, e da necessidade de desocupar o local, as instalações do IPA foram desmanteladas, com intenção de se concentrarem na Cordoaria, onde mais tarde se viria a situar também o MNA.
O IPA saiu, e espalhou-se por aqui e por ali..

Mas agora.. Eis que surge a notícia que até dia 8 de Maio, o director do MNA tem que desocupar um espaço do seu museu - a Torre Oca - que deverá entregar à Marinha, como garantia para troca com o edifício da Cordoaria, actualmente sobre a tutela desse ministério.
Devo ainda dizer que a questão da transferência para a Cordoaria parece não ter sido suficientemente estudada para garantir a segurança das colecções do museu; e também não se considerou que o próprio edifício da Cordoaria, classificado, vai ter que sofrer obras (que o podem descaracterizar) para receber este tipo de museu.

No entanto, há quem levante questões relativas ao prazo e à ordem dada ao director do museu para desocupar o espaço.. É que não é viável cumprir essa ordem..
(Também se diz que a notificação foi entregue ao director em Agosto, mas a questão colocar-se-ia da mesma forma)
Ora, se um director não cumpre uma ordem superior, o que é que lhe pode acontecer? Pois é, directores desobedientes não são toleráveis para as tutelas..
E como não sou eu que o digo, deixo aqui uma frase que conclui esta lógica, extraída de um mail divulgado na Archport pelo Sr. Manuel de Castro Nunes..

"O objectivo de todo este processo era dois. Não era apenas desinstalar o MNA. Era também afastar o seu Director. Porque o MNA não era apenas um Museu, era a sede de um pensamento cultural incómodo."

E assim, deixo mais uma vez as polémicas da arqueologia, sendo que há quem defenda que a primeira - a da Ordem, foi uma jogada tutelar para distrair os arqueólogos desta velha questão do MNA..
*

Sem comentários: