sexta-feira, 5 de março de 2010

Melhores Filmes: 2009/2010


It's OSCAR WEEKEND!


Já deviam saber que não me conseguem ter longe deste blog assim tanto tempo... Tem sido difícil conciliar estudo, exames, filmes e outras coisas para parar e pôr um fim na temporada 2009/2010 de cinema e dar o pontapé na nova temporada. No entanto, e como é o fim-de-semana dos Óscares (yay!), vamos arrumar de vez com as coisas.

E, como tal, qual a melhor maneira de começar? Pois, com o meu top de filmes de 2010 (os meus nomeados para Melhor Filme nos meus prémios, mais um ou outro - sim, que eu decidi fazer modificações de última hora nos meus prémios)


A MINHA LISTA DOS MELHORES FILMES DE 2009/2010:


Finalistas: Avatar é de facto de uma beleza visual estonteante (é um avanço tecnológico impressionante mas que será indubitavelmente ultrapassado dentro de algum tempo) mas as intepretações e, sobretudo, o argumento rudimentar, fraco e frágil funciona como um tiro no pé no filme; Bright Star é lindo, bem filmado, bem interpretado, bem realizado, mas tem algumas falhas a nível do argumento que me tiram do sério - e para filmes assim tão lentos a avançar no enredo, o argumento precisa de ser impecável; The White Ribbon é um filme completamente ao estilo do seu realizador, Michael Haneke (que teve uma grande década, com Hidden, Funny Games e The Piano Teacher) - é um esforço competente, muito estilizado, mais alternativo, de uma espécie de drama com toques de thriller policial (não esquecendo, sempre ao estilo Haneke), que só os seus seguidores mais ávidos serão capazes de saborear em pleno (daí que não me parece correcto mencioná-lo - eu gostei dele, mas entendo que 80% das pessoas que virem o filme não vão gostar); menção honrosa ainda para In The Loop que é uma genial comédia britânica com um sentido de humor imortal e um timing comédico impar, com interpretações surpreendentes mas que não agrada a todos os gostos; e, finalmente, há que referir que esteve perto a minha inclusão de The Boat That Rocked (outra comédia com selo britânico sobre a música rock) que eu classifiquei como uma das melhores coisas do ano, dado o que eu me diverti a ver o filme, mas que, depois de tudo considerado, não é assim tão glorioso de todo... Faltou-me ainda dizer que apesar de ter gostado de A Serious Man, não é dos melhores trabalhos dos irmãos Coen e por isso também não vai para a minha lista. E há que não esquecer também que eu gostei imenso de The Hangover, um extraordinário (e inexplicável) sucesso de Verão - uma típica "bromedy" que consegue receita de bilheteira astronómica E um Globo de Ouro - Melhor Filme Comédia.



20 - Precious: Based on the Novel 'Push' by Sapphire

As interpretações são monstruosas, em especial a de Mo'Nique, a melhor dos últimos anos (das melhores da década, mesmo), o argumento é bem adaptado, a produção artística é brilhante (em especial nas cenas do apartamento - os pés de porco, o ar sombrio do apartamento, o quarto de Precious, a escadaria...) e sim, a edição do filme é péssima e eu considero também que o realizador interviu demais na composição da história, tendo arruinado um pouco o filme. Todavia, quem saca boas interpretações de comediantes (Mo'Nique), artistas (Kravitz, Carey) e de novatas (Gabby Sidibe) merece palmas. Não deve ter sido fácil. Nomeado para 6 Óscares, Precious conta a história de Clareeice Jones, uma adolescente que vive em Harlem e que é abusada fisicamente pela mãe e sexualmente pelo pai. Está grávida do seu segundo filho, é expulsa da escola e não sabe que rumo dar à vida. (Nota: B/B+)


19 - Where The Wild Things Are

Spike Jonze é um génio, tenho a dizer. Cada vez mais sou fã dele. O que ele fez com este filme, em particular, assombra-me. O livro infantil de Maurice Sendak, intemporal, fabuloso, brilhante, imortal, é transportado de forma irrepreensível para o grande ecrã por este excelente realizador que usa e abusa do (também excelente) argumento de Dave Eggers para nos dar uma história infantil feita tanto para adultos como para crianças. Os efeitos são extraordinários, se pensarmos que a grande maioria do filme nem é feita recorrendo a efeitos computadorizados, a banda sonora é deliciosa ("All is Love" foi miseravelmente roubada de uma nomeação para Óscar) e as interpretações falam por si. O filme tem algumas falhas (nomeadamente no segundo acto), é claro, mas não deixa de ser muito, muito bom. (Nota: B/B+)


18 - The Hurt Locker

O favorito na corrida aos Óscares deste ano tem sido imensamente elogiado do outro lado do Atlântico mas aqui, na Europa, as opiniões dividem-se. Alguns acham-no grandioso, outros desprezam-no em absoluto, outros ainda (como eu) consideram que é um bom filme, o primeiro bom filme sobre esta temática ainda recente e fresca na memória, mas nada de grandiosidade nele. Kathryn Bigelow deve ter orgulho na pequena jóia que produziu, porque é um filme de absoluta qualidade, pese alguma repetitividade e com alguma falta de objectividade nalguns pontos do argumento, contudo, com excelentes interpretações de Jeremy Renner e Anthony Mackie (roubado de uma nomeação) e uma banda sonora por Beltrami e Sanders de inestimável contributo para o filme. Os 'cameos' de Pearce e Fiennes só vieram adensar mais o enredo, pois ninguém espera que as estrelas do elenco do filme morram minutos depois de terem aparecido pela primeira vez no ecrã. Dito tudo isto, percebo claramente o amor geral ao filme (muito mais que a histeria pelo Slumdog Millionaire o ano passado) mas não entendo como se pode considerar este filme tal obra de qualidade inegável que ele, de facto, não é.(Nota: B/B+)

17 - Antichrist

Antichrist trazia largas expectativas desde que estreou em Cannes debaixo de críticas muito positivas e com um prémio de Melhor Actriz debaixo do braço. E, de facto, Charlotte Gainsbourg é a força motriz do filme. Lars Von Trier tem dedo nisto, é certo, mas não deixa de ser uma interpretação arrasadora. Willem Defoe providencia a companhia ideal para este filme de terror-suspense de um dos realizadores mais incompreendidos de sempre. O argumento, já de si muito bom, é complementado pela beleza da fotografia e pela excelente produção artística da equipa do sr. Von Trier, que tornaram Antichrist qualquer coisa de especial a ser vista nos cinemas este ano. (Nota: B/B+)



16 - Moon

O filme de estreia de Duncan Jones traz-nos Sam Rockwell numa performance inolvidável (roubado de uma nomeação - algum dia Morgan Freeman melhor que Rockwell?) é só um dos grandes filmes que o género da ficção científica nos ofereceu este ano (os outros sendo Avatar, Star Trek e District 9). Sem querer menosprezar a destreza tecnológica de Avatar e o sucesso do "reboot" da franchise Star Trek, as verdadeiras menções de honra vão para District 9 (falo dele mais à frente) e para este filme. O filho de David Bowie consegue proporcionar-nos uma experiência cinematográfica impressionante, com uma história rebuscada, cheia de reviravoltas, que nos mantém agarrados ao assento, confusos, inquietos, incomodados, até ao fim da mesma. O filme conta a história do mineiro Sam que está numa missão na Lua, sozinho, tendo apenas para companhia o computador Gertie. O isolamento, os problemas pessoais e a falta de contacto humano tornam-se insuportáveis e, depois de um acidente, tudo muda (e o filme, que já era bom até aí, melhora ainda mais substancialmente). É um relato emocionante da complexidade da mente humana quanto posta à prova. (Nota: B+)


15 - The Brothers Bloom

Tenho de começar desde já por admitir que já gostei mais deste filme, a ponto de quando ele passou para a minha lista de filmes vistos eu lhe ter atribuído a classificação de A-/B+. Há dias, voltei a vê-lo e, apesar de ter gostado imenso dele de novo, reparei nas (várias) falhas que possui. Não deixando de ser entretenimento de qualidade segura, a história tem pormenores mal explorados, Adrien Brody e Rachel Weisz têm interpretações que não são mais que esticões da sua "real persona" e só Mark Ruffalo é que impressiona no filme. É, realmente, uma excelente comédia, com um argumento interessante, com (vá, pronto) sólidas interpretações mas acaba por não ser nada mais que um bom filme. O que, nos dias de hoje, até é raro. Mas tinha potencial para ser uma comédia que marcasse o ano, tinha potencial para ser candidato a prémios se o resultado tivesse sido melhor. (Nota: B+)


14 - The Maid

Um dos melhores filmes estrangeiros que o ano se encarregou de nos trazer (ainda não compreendo porque é que o Chile não o aceitou para ser sua submissão para Óscar de Filme Estrangeiro!), com uma performance irrepreensível por Catalina Saavedra, La Nana (The Maid) explora a vida de uma mulher que se habituou a viver debaixo da subserviência, primeiro da família que serve, depois da sua própria vida e conta a história de como ela, finalmente, se decide libertar, só para se aperceber de quem é que realmente depende de quem no meio de tudo isto. Impressionante argumento, realização consistente e afinada e, já o afirmei, uma interpretação excepcional. (Nota: B+)


13 - A Single Man

Não houve filme este ano com uma produção tão intrinsecamente estilizada, organizada e planeada como A Single Man. A juntar à mestria do antigo estilista Tom Ford, que decidiu abraçar a carreira de realizador e adaptar o romance de Christopher Isherwood para a grande tela, está uma assombrosa interpretação de Colin Firth que, se não houvesse Jeff Bridges a merecer atenção da Academia, seria o digno e merecido vencedor da estatueta. O seu George, professor gay que acaba de perder o seu amante e procura conforto nos braços de uma velha amiga que o ama sem ele saber, é portentoso. É um retrato muito autêntico de uma personagem que, nas mãos de outro artista, podia sair arruinada. Daí que se diga que o papel lhe assenta como uma luva. Além disto, temos Julianne Moore em nova fase ascendente da carreira e Matthew Goode que continua a solidificar a sua credibilidade como um bom actor de elenco. Há muita gente que diz que este filme é só detalhe, é só arte, é só beleza, que não tem história, mas eu acho que tem. Uma estupenda história. (Nota: B+)


12 - The Cove

Decidi incluir aqui na lista um documentário. O melhor documentário deste ano. Nunca tive tanta pena de um animal na vida como destes golfinhos. O realizador Louie Psihoyos captura de uma forma tão especial como brutal a crueldade humana para com estes animais tão belos e interessantes. Fez-me sair do cinema com um pesar enorme, como se tivesse acabado de ser assombrado. Fez-me pensar. (Nota: B+)



11 - District 9

District 9 surpreendeu todo o mundo quando estreou e surpreendeu ainda mais o mundo quando na manhã das nomeações para os Óscares conseguiu 4, incluindo Melhor Filme. Neil Blomkamp relata de forma extraordinária os acontecimentos no Distrito 9, um campo para extraterrestres refugiados na África do Sul dos nossos dias e, por duas horas, a ficção mistura-se com a realidade. E se algum dia realmente nos suceder uma coisa assim? Sharlto Copley é outro dos injustiçados do ano (como é possível Freeman ser nomeado e ele não, volto a perguntar), com uma interpretação (primeiro papel!) fora de série. O argumento é excepcionalmente bom, os efeitos são bem doseados, bem aproveitados, bem pensados, e, a cereja no topo do bolo, o filme tem uma carga dramática (e de suspense) tão intensa que dá-nos um prazer vê-lo desenrolar. Tudo isto é o que torna este filme o melhor título de ficção científica do ano. (Nota: B+)


10 - (500) Days of Summer

Percebo que haja gente por aí que considere que este filme está repleto de clichés, de ideias estandardizadas, de floreados irritantes e que não contribui em nada para a história do cinema. Na minha opinião, pelo contrário, considero que este é dos melhores filmes do ano e é, sem dúvida, o filme com maior tendência para agradar à minha geração da última década (tirando os fenómenos Harry Potter e Twilight, claro está, e os filmes de super-heróis). Zooey Deschanel e Joseph Gordon-Levitt formam o formidável par que nos dá a conhecer a "história de amor" de Tom e Summer - mas da forma mais incomum possível. O filme tem tudo: grande argumento, boa música, boas interpretações, timing comédico, profundidade emocional e tem, na minha modesta opinião, das melhores cenas de 2009: aquela cena EXPECTATIONS/REALITY? Priceless. (Nota: B+)


9 - The Road

Como é que alguém pode criticar o The Road, eu não tenho ideia. Eu percebo que há gente que não gosta dele pelo muito triste, pessimista, depressivo, escuro, assustador que o filme é, mas ninguém pode negar a sua profundidade, o drama, a emoção crua, as assombrosas interpretações de Viggo Mortensen e Kodi Smith-McPhee, a excelente adaptação do romance de Cormac McCarthy e o olho e o cuidado de John Hilcoat na elaboração desta bela obra de arte que vai acabar esquecida no meio dos títulos deste ano mas que, daqui a uns anos, vai ser considerada um clássico do género. O Apocalipse nunca foi tão medonho, mas também nunca foi tão humano, tão real, tão autêntico. É nos momentos de trevas que as pessoas revelam a sua verdadeira faceta. Não é, como se pode perceber, um filme para todos os gostos. (Nota: B+)


8 - Inglorious Basterds

Não me parece que seja o melhor esforço de Quentin Tarantino (esse, para mim, é Kill Bill, que até ele já admitiu que é o seu filme mais perfeito), não me parece que seja o mais louco (Grindhouse e Death Proof estão bem lá na frente), não me parece que seja o mais revolucionário (Pulp Fiction, anyone?) e também não me parece que seja uma revelação de qualquer género (ele já se revelou muitas vezes como um realizador de topo, mas tudo começou com Reservoir Dogs, onde ele aí sim fez a sua revelação). No entanto, em qualquer filme de Tarantino notamos uma diferença de estilo, de contar a história, de desenvolver o enredo diferente. E, como não podia deixar de ser, em Inglorious Basterds temos isso de novo. O que torna, na minha opinião, os Basterds num filme tão sui generis é que parece que agrupam todas as particularidades e pequenos detalhes que fazem os seus filmes tão singulares, tudo em equilíbrio, sendo o filme em simultâneo um filme que tanto um cinéfilo como um leigo possam desfrutar. Este 'mass appeal' era o que vinha faltando a Tarantino desde Pulp Fiction e, assim, não é de estranhar que este seja o seu segundo filme a ganhar um bom número de nomeações para Óscares. Além do impecável argumento, da extraordinária direcção artística, da fotografia e do elenco (Kruger, Fassbender e Laurent são muito bons), há uma interpretação em particular que importa realçar: Christoph Waltz. (Nota: B+)




7 - Coraline
6 - Fantastic Mr. Fox
5 - Up



No melhor ano de sempre para os filmes animados, três fazem parte da minha lista de melhores do ano. E tive que subir os três em conjunto porque não consigo distingui-los em termos de qualidade. São os três tão bons... E o que é mais engraçado, é que cada um tem grande qualidade mas à sua maneira. Adoro a direcção artística por trás de Coraline, o estupendo argumento de Fantastic Mr. Fox e a sequência de 'Married Life' de Up. Adoro a animação por detrás de cada um dos três filmes. Adoro o voiceover. Adoro as três histórias, adoro as personagens e adoro as três deixaram o meu coração mais apertado por saber que em 2011 não vou ter filmes do seu gabarito para ver. (Nota: B+;B+;B+/A-)


Aproximando-me do meu nº 1...




4 - Ágora

Continuando a caminhada para o fim do meu top... vem Ágora, que ainda não estreou nos Estados Unidos. E, por isso, sinto-me priveligiado por ter visto esta obra de Amenabar na qual o governo espanhol investiu milhões de euros. Posso já dizer que este vai ser um filme muito divisivo, com alguns a achar o seu vazio, a sua narrativa desleixada, descomplexada, a sua investida contra a história encantadora, enquanto outros consideram que isto tudo é resultado de um fraco argumento e de uma frágil vontade de conduzir a história. Certo é que Amenabar me apanhou mesmo de surpresa com este filme. Nunca pensei gostar TANTO dele. Do princípio ao fim, mesmo que com algumas falhas, o filme é tão enorme, tão imenso, tão extraordinário, que nem liguei muito para o que estava a faltar. Admito, é um pouco monótono e a narrativa é lenta e pouco interligada, mas a batalha religião-ciência-sociedade, as belas paisagens, os cenários magníficos, tudo me maravilhou. E aquele final! Surpreendente, emocional, estonteantemente belo, este Ágora é um grande filme. Já para não falar da excelente interpretação de Rachel Weisz, a heroína que o filme toma como foco da história, sem nunca nela se consumir, isto é, ela é a protagonista que o filme precisa, é sempre a ela que a história volta, mas ela não protagoniza, per se, o filme. Não obstante, Rachel Weisz domina o ecrã nas suas cenas. (Nota: B+/A-)


3 - An Education

Para muita gente, este filme só lhes lembra uma coisa: a magnífica performance de Carey Mulligan. Graças a Deus que, para muitos também, este filme ocupa os lugares de topo na sua lista de melhores do ano. É que o filme é tão grandioso a tantos níveis que eu até me perco a enumerá-los. Começando por Mulligan. Ela interpreta Jenny, uma adolescente dos tempos antigos a quem era apenas exigido estudo e trabalho para chegar a uma faculdade de respeito (Oxford). Todavia, tudo muda quando conhece e se envolve com um homem mais velho (excelente participação de Peter Sarsgaard, roubado de uma nomeação) e se vê posta entre a espada e a parede, obrigada a tomar uma decisão: o que é que ela quer para a sua vida? Se no mundo houvesse justiça, no domingo seria ela a ir buscar a estatueta. Além de ela ser excelente e exibir toda a sua versatilidade e talento, proporciona-nos um dos momentos mais raros do cinema: um momento «a star is born». Ela muda, cresce, transforma-se em frente aos nossos olhos. É uma interpretação tão forte, tão cheia de brilho, de carisma, que é inevitável uma pessoa não se apaixonar por ela. Além de Mulligan e Sarsgaard, o filme conta com belíssimos actores em pequenos papéis (Emma Thompson, Sally Hawkins, Olivia Williams, Alfred Molina, Dominic Cooper e Rosamund Pike) que ajudam ainda mais a fortalecer o poder e a riqueza e a complexidade da interpretação da jovem britânica. Um argumento cheio de moralidade, de ironia, muito bem escrito, e uma boa prestação por parte da realizadora Lone Sherfig, leva-nos a que, apesar de sabermos sempre o rumo que o filme vai tomar e de reconhecermos as falhas que o filme tem, ele nos traga uma satisfação, um prazer tão grande que é impossível não o apreciarmos. (Nota: A-)


2 - Un Prophète

O outro filme estrangeiro na minha lista, A Prophet, é a mais recente criação da escola francesa de fazer bom cinema (e não é o único: 35 Shots of Rum, de Claire Denis, e L'Heure d'Eté são outros títulos francófonos que fizeram a crítica babar-se entre elogios este ano) e, tal como o seu antecessor Entre Les Murs (The Class) o ano passado, deixou-me uma marca indelével na minha mente. Tahir Rahim é absolutamente extraordinário como o enigmático, calado, analfabeto presidiário Malik que, com 18 anos, se vê obrigado a cumprir uma pena de prisão de 6 anos. Na cadeia, Malik tem que aprender a virar-se sozinho e, mesmo sem saber ler nem escrever, rapidamente percebe o que tem que fazer para se salvar no meio das confusões entre presidiários e tão bem o faz que chega mesmo ao topo da hierarquia, na luta de poder na prisão. Jacques Audiard traz-nos um filme estupendo, poderoso, violento, profunda e emocionalmente desgastante, com subtis mas muito importante detalhes, que é impossível não seguir com toda a atenção, na ponta da cadeira, preparados para tudo. É um clássico do cinema do género. Bónus do filme: banda sonora de Alexandre Desplat, que se tornou este ano no meu compositor favorito de sempre. Que sigas a carreira de John Williams e ganhes muitos Óscares! (Nota: A-)


E o meu filme #1 para 2009/2010 é...


1 - Up in the Air

Grandiosidade pura. É talvez o meu filme favorito da década. Excelentes interpretações de Clooney, Kendrick e Farmiga. Clooney, em particular, é tão bom que até dói (papel feito exactamente à sua medida). Kendrick aproveita muito bem as suas cenas com ele para brilhar e consegue, em algumas delas, sair como força dominante, o que contra George Clooney, é raro acontecer. E Farmiga... Que química. Ela aparece-nos tão selvagem, tão superior, tão inatingível, como se tivesse toda uma aura de intocável à sua volta... Para depois, no filme, repararmos como é tão vulnerável, tão frágil, tão pecadora, tão humana, como qualquer outra pessoa. Banda sonora e argumento impecáveis, com diálogos super inteligentes, edição extremamente bem conseguida, detalhes e pormenores e timing comédico irrepreensíveis (bem ao estilo de Reitman), Tema intemporal (humanidade, mortalidade, tempo, automatização da rotina diária) que dão ao filme uma relevância cultural, económica e social enorme, de modo que se vai tornar instantaneamente um clássico do género e dentro de 20 anos ainda estaremos a celebrar o quão brilhante este filme é, pois este é o filme que vai ser o marco da nossa vida contemporânea. A forma como esta personagem, construída por Reitman, se vê de repente questionada pela fonte mais improvável, acerca das suas teorias sobre o tempo e a mortalidade, se apercebe da desumanidade e automaticidade dos actos diários, da forma como uma pessoa nunca pára para pensar, nunca se compromete em mais do que lhe convém, nunca arrisca mais além. E ele finalmente repara que não pode ser mais essa pessoa (o que está escondido nas entrelinhas do filme é fabuloso), que não pode ter vivido a sua vida em vão, que tem que arranjar algum significado, alguma razão de ser para ela, sob pena de ter de admitir que nos perdemos em coisas fúteis, superficiais e sem real valor. Reitman, que é um génio, vai ter que suar muito para ultrapassar tal divina obra-prima. (Nota: A)


E pronto, cheguei ao fim. Deixem-me nos comentários as vossas sugestões. Quais são os filmes que vos marcaram este ano?

5 comentários:

Tripas disse...

Concordo com quase todas as análises (dos filmes que vi obviamente).

Gosto especialmente do 2nd lugar do un prophete, quando vi dei-lhe 8/10 mas passado algum tempo considero um 9 solido.

Nao gosto tanto do up in the air e gosto mais do Inglorious Basterds, mas sou um Tarantino lover :P

So acho estranha a não inclusão do The Hangover no top20.

Jorge Rodrigues disse...

Pois, também estive para incluir o The Hangover (até porque eu gostei muito dele, se não estou em erro dei-lhe B/B+)... Ainda vou a tempo (vou colocá-lo nos finalistas ;D)

Eu também gosto muito do Tarantino mas não sei, foi como já disse no exames.org, não me parece que tenha sido um dos seus mais brilhantes trabalhos (ele também não tem nada a provar a ninguém já)...


Obrigado pela opinião.

Joana Vaz disse...

Também concordo com muito do que escreveste…

Mas Antichrist?! Não, não, não! Eu detestei o filme.

Ainda não vi Un Prophète (daqui a pouco já terei opinião formada;), mas gostei bastante do estrangeiro El secreto de sus ojos... pra mim dos melhores do ano!

Precious foi a grande desilusão (eu nem o incluía nos vinte melhores) e Nine (muito impliquei eu com o filme…) a revelação positiva.

Adoro o Up in the air… o melhor para mim também!:D

Jorge Rodrigues disse...

Ó Joana, tu desde o início da temporada que implicavas com o Nine e gostaste depois. Aquele que andavas a gabar, não gostaste (Precious). E depois, cismaste que também não gostavas de District 9 e de Antichrist ;)

Lol és muito complexa tu ;)

Joana Vaz disse...

Quantas vezes já ouvi isso?!:)lol

Expectativas/Realidade
Mais vale esperar pouco e impressionarmo-nos, do que esperar muito e decepcionarmo-nos...

Gostei de Un Prophète, mas não tanto assim…