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Só para terminar de vez com os Óscares (seguem-se "filmes de 2010 para seguir com atenção" e "revisão da década em cinema"), deixo-vos com algumas reflexões dois dias a seguir à cerimónia...
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Não é por desrespeito a Geoffrey Fletcher, mas a sua vitória pelo argumento adaptado de "Precious" foi a surpresa (desagradável) da noite. E já li por muito sítio que a sua vitória deveu-se mais ao ódio que algumas pessoas da Academia têm à campanha de Reitman do que propriamente ao mérito do seu argumento. Pelos vistos, as discussões com Turner, o seu co-argumentista, a sua ausência de algumas cerimónias de prémios e a sua arrogância durante a campanha levaram-no a perder. Bem, melhor sorte para a próxima.
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Esta é talvez a melhor foto da cerimónia. Kathryn Bigelow a ser cumprimentada (violentada?) pelo seu ex-marido, James Cameron, depois do seu filme "The Hurt Locker" ter conquistado 6 Óscares, incluindo Melhor Realizador (primeira mulher na história a consegui-lo) e Melhor Filme. Logo após ter ganho o primeiro prémio, notou-se Bigelow visivelmente atordoada a correr de volta ao palco para receber o seu segundo Óscar e fazer o discurso. Quem produz um filme que custou $15,000 a fazer, que ganhou apenas $12 milhões (o recorde mais baixo de sempre para um vencedor de Melhor Filme) debaixo de 40ºC no Médio Oriente, que vê a estreia do seu filme adiada por um ano, não está à espera de ganhar um, quanto mais seis Óscares.
A Academia lá não foi na conversa anti-Pixar que sucedeu nas últimas semanas e premiou Up como Melhor Filme Animado e o mesmo com The Cove, justamente, para Melhor Documentário. A categoria mais ridícula (e portanto mais difícil de prever) é a de Melhor Filme Estrangeiro, que mais uma vez foi para um filme de qualidade bastante inferior a outros dos nomeados (este ano, El Secreto de Sus Ojos ganhou quando na categoria havia Un Prophète e The White Ribbon).
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Sandra Bullock, que estava mesmo extremamente nervosa (notou-se quando ela foi apresentar um prémio), lá ganhou o Óscar de Melhor Actriz. Não me castiguem por dizer mal, mas como é que é possível Kate Winslet ser criticada o ano passado por ganhar um Óscar por uma interpretação que não foi das suas melhores e Bullock ser elogiada este ano quando ganhou o seu? Não entendo. E além disso, no universo do Óscar agora, Bullock = Winslet e Streep. O que me faz perguntar: QUE TEM MERYL STREEP DE FAZER PARA GANHAR UM ÓSCAR? Raio, dêem-lhe lá o terceiro! É uma vergonha para a Academia.
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A melhor vitória da noite: Jeff "The Dude" Bridges lá conseguiu o seu (tão merecido) Óscar à quinta nomeação. Bad Blake de "Crazy Heart" pode não ter sido lá muito bom papel para Bridges, mas foi suficiente para gerar o 'timing' exacto para toda a gente assumir que já era tempo (pena que com Streep não se faça o mesmo...). Um discurso espectacular, muito sentido, muito emocionado, com uma grande dedicatória aos pais.
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Outra das grandes vitórias da noite (a par de Waltz, que limpeza fizeram os dois!), Mo'Nique deu um discurso plenamente apaixonado e cheio de vivacidade, dedicou o prémio a Hattie McDaniel (atente-se ao pormenor da flor, similar à que McDaniel possuía no dia em que recebeu o seu Óscar, em 1939) e disse a melhor frase da noite: «Agradeço à Academia por mostrar que o Óscar tem a ver com a interpretação e não com as políticas de bastidores». Bem verdade.
Quero deixar aqui a crítica a Sandy Powell, que abre o seu discurso dizendo «Bem, eu já tenho dois destes» (que motivador para quem perdeu!) e que, enfim, criticou o estilo de roupas pelos quais ganhou, dizendo que «o contemporâneo é que está na moda» (quando ela ganhou por fazer roupas para filmes de período/história). Sinceramente, só a desculpo se ela estiver alcoolizada.
Finalmente, uma palavrinha aos bons anfitriões, Baldwin e Martin (a um nível próximo de Jackman o ano passado), num espectáculo de outro modo frouxo, com um número de dança algo ridículo (Para as bandas sonoras? Enfim!) e com a exclusão (estúpida) da performance, ao vivo, das canções nomeadas. Mais uma pequena (grande) crítica às homenagens a John Hughes (não é nada costume fazerem-se coisas daquelas!) e à homenagem ao terror - Twilight e Edward Scissorhands misturados com The Shining, Psycho, Rosemary's Baby? Sem comentários!
E finalmente: por amor de Deus, a TVI tem que ser proibida de transmitir os Óscares ou, pelo menos, que substitua os comentadores que lá tem. É que só saíram asneiras a noite toda.
Segue agora, no fim, a lista dos vencedores deste ano:
Melhor Filme: "The Hurt Locker"
Melhor Realizador: Kathryn Bigelow, "The Hurt Locker"
Melhor Actor: Jeff Bridges, "Crazy Heart"
Melhor Actriz: Sandra Bullock, "The Blind Side"
Melhor Actor Secundário: Christoph Waltz, "Inglorious Basterds"
Melhor Actriz Secundária: Mo'Nique, "Precious"
Melhor Argumento Original: Mark Boal, "The Hurt Locker"
Melhor Argumento Adaptado: Geoffrey Fletcher, "Precious"
Melhor Filme Animado: "Up"
Melhor Filme Estrangeiro: "El Secreto de Sus Ojos"
Melhor Filme Documentário: "The Cove"
Melhor Curta-Metragem, Animação: "Logorama"
Melhor Curta-Metragem, Documentário: "Music by Prudence"
Melhor Curta-Metragem, Live Action: "The New Tenants"
Melhor Edição: "The Hurt Locker"
Melhor Fotografia: "Avatar"
Melhor Direcção Artística: "Avatar"
Melhores Efeitos Visuais: "Avatar"
Melhor Edição de Som: "The Hurt Locker"
Melhor Mistura de Som: "The Hurt Locker"
Melhor Banda Sonora: Michael Giacchino, "Up"
Melhor Canção Original: T-Bone Burnett e Ryan Bingham, «The Weary Kind», "Crazy Heart"
Melhor Guarda-Roupa: Sandy Powell, "The Young Victoria"
Melhor Maquilhagem: "Star Trek"
2 comentários:
Adoro a foto de Cameron e Bigelow. Fantástica!:D
(O fotográfo tem ali a sua foto carreira.;))
Não concordo com o facto de El secreto de sus ojos ser inferior a outros nomeados... o filme é muito bom!! Para mim, foi surpresa agradável da noite!
E discordo completamente em relação ao número de dança... Rídiculo?!
Foi dos melhores momentos da noite.
Também tenho pena de terem excluído a performance das canções nomeadas, devem ter tido medo que acontecesse algo do género do ano passado, com artistas a faltar e a serem muito mal substituídos...
Quanto aos comentadores portugueses da noite nem sei o que escrever. Tiraram-me muitas vezes do sério... Sinceramente! São pagos para saberem mais do que mostraram.
Para além disso, é mt mau actrizes excelentes como Michelle Pfeifer ou Julianne Moore nunca terem sido premiadas!!
A Academia é mesmo uma fantochada, bah
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