domingo, 30 de maio de 2010

Eurovision SC 2010 - vitória alemã!


E a este senhor...



Segue-se esta senhora...




Lena Meier-Landrut vence o Eurovision Song Contest Oslo'2010 para a Alemanha. Vamos ter Berlim'2011! Uma prestação bastante grandiosa para uma jovem de 19 anos. 246 pontos, o que não é nada mau (bem, está um pouco abaixo dos 387 que Alexander Rybak conseguiu o ano passado mas esse bateu o recorde, por isso...) para um vencedor. "Satellite" era uma das poucas músicas genuinamente alegres em competição e a posição, a 4 canções do final e só com baladas a seguir, beneficiou imenso.

Deve ser uma sensação incrível vencer isto, perante 18000 pessoas e perante 120 milhões de espectadores em todo o mundo (o que faz deste o espectáculo televisivo mais visto)...

Quanto à prestação portuguesa, mais uma vez muito honrosa. Um 18º lugar (nada longe do 16º que eu previ) que não corresponde, uma vez mais, ao valor da música - basta relembrar que a Grécia, a França, a Rússia e a Sérvia conseguiram lugares na primeira metade da tabela, com músicas absolutamente horrendas - mas que para Filipa Azevedo a deve deixar cheia de orgulho, pois só tem 18 anos! E estar naquele ambiente deve ter sido prémio suficiente já para ela.

De resto, um concurso que parecia ter um vencedor em aberto até começarem a sair os pontos e a Alemanha chegou rapidamente aos 100 pontos. Os meus primeiros 10 foram todos bem classificados, exceptuando a Irlanda, sobre a qual eu acho que criei demasiadas expectativas. Turquia, Alemanha, Roménia, Azerbaijão, Arménia, Bélgica e Geórgia terminaram no top, tal como eu previa. O que eu não esperava NADA foram o 12º lugar da França, o 13º da Sérvia, o 4º da Dinamarca (música copiada de "Nobody's Gonna Stop Us Know" dos Starship) e o 8º da Grécia. É o que dá ter bons vizinhos! Foi o que valeu o 11º lugar da Rússia.

Portugal, para conquistar mais pontos, o que tem que fazer é de facto arranjar novos vizinhos (nós darmos 12 pontos aos espanhóis todos os anos e eles, ano após ano, nos darem menos e menos - este ano foram só 6 - tem de acabar! Os portugueses - correcção, os velhos - têm que perceber que aquela ideia do "já que não se pode votar em Portugal vota-se na Espanha que sempre é vizinha e a vitória fica aqui na Península Ibérica" é bacoca e algo inocente, porque dar os nossos 12 pontos - sim, porque os 12 pontos quem decide dar somos nós - devem ser dados a quem merece ganhar, deixemos o júri residente decidir quantos pontos dos menores se dá aos espanhóis... como eles fazem connosco!) e depois dar independência aos Açores e Madeira e ainda juntar à Eurovisão o Brasil e a África do Sul. E mesmo assim não conseguiríamos ganhar.

De notar mais ainda que 18 das 25 canções foram entoadas em inglês, o que mostra cada vez mais a perda dos costumes tradicionais do festival e irónico foi mesmo o facto do país que deu ao mundo essa língua ficar em último lugar da competição, enquanto 9 das 10 melhores classificadas são músicas cantadas em inglês também. Enfim.


Deixo-vos ainda o quadro completo de resultados...



E aqui fica a reportagem feita logo a seguir ao final...



1 comentário:

Joana Vaz disse...

Concordo com quase tudo o que disseste (menos, como é óbvio, com a independência dos Açores e da Madeira…lol).

Acho que a Alemanha mereceu ganhar!:)

Tenho pena que a Bélgica tenha descido nos últimos minutos, ficava tão bem em segundo!;)

Não percebo como é que a Grécia consegui aquela posição (e nós demos-lhe 8 pontos, como é possível?!), nem a França.

Dos primeiro lugares, tenho de admitir que não gosto muito da música da Turquia, tem qualidade, mas não é do meu estilo.:P

E a Noruega merecia mais.

Quanto a Portugal, não foi muito mau, tendo em conta o sistema de votos. E a Filipa Azevedo portou-se muito bem:), foi, a meu ver, a artista que melhor relação estabeleceu com a câmara.;)