terça-feira, 11 de maio de 2010

Revista da semana

Política

José Sócrates considerou uma "boa notícia" as estimativas de crescimento económico para a Europa e Portugal publicadas pela Comissão Europeia e disse estar "convencido" que os dados do primeiro trimestre vão ser "positivos".
Contrariando o PM, o Bloco de Esquerda sublinhou que as Previsões de Primavera da Comissão Europeia «são piores do que aquelas que o Governo tem divulgado», considerando «desajustado» o «tom primaveril que o executivo tem dado» a estes números.

Cortes no subsídio de desemprego chegam mais cedo - Para agilizar o regime de sanções, o Ministério de Helena André vai apertar as regras de justificação de faltas que os desempregados têm de prestar.
Foi publicada em Diário da República a majoração em 20% do subsídio de desemprego para casais desempregados com filhos.
Os desempregados vão poder começar a receber prestações de desemprego mesmo se mantiverem uma actividade por conta de outrem, desde que esta lhes garanta um baixo rendimento.

Governo acelera redução do défice e admite adiar obras.

Polícia elevou grau de risco de acções violentas contra o primeiro-ministro, por temer escalada da contestação.

O Governo prepara-se para anunciar um aumento do IVA entre 1 e 1,5%. O anúncio poderá ser feito na próxima quinta-feira, no final da reunião do Conselho de Ministros. O Governo português terá sido pressionado por Bruxelas para apresentar novas medidas, embora esta ideia tenha sido já negada por uma fonte do executivo. O ministro das Finanças acabou, no entanto, por admitir que os impostos podem mesmo subir.

O cofundador do PSD Mário Montalvão Machado morreu hoje de madrugada, aos 88 anos, em Santa Cristina do Couto, Santo Tirso.


Desporto

O Inter de Milão venceu esta quarta-feira a Roma por 1-0, na final da Taça de Itália com um golo de Diego Milito ao minuto 39. José Mourinho consegue desta forma a sexta Taça de Itália para o Inter.

O tenista português Frederico Gil perdeu a final do Estoril Open para o espanhol Albert Montanes em três sets, com os parciais de 6-2, 6-7 e 7-5, após 2h31 de encontro.
Este torneio ficou marcado pela onde de lesões, numa lista de lesionados que contou com com Ivan Ljubicic, Nikolay Davydenko, James Blake e Gael Monfils.

O Sp. Espinho sagrou-se este sábado campeão nacional de voleibol, depois de bater o Benfica na 'negra' num jogo emotivo e muito bem disputado.

O futsal do Belenenses pode acabar - O director da modalidade no clube do Restelo, Nuno Silva, deixou este alerta devido à crise financeira e directiva que o Belenenses atravessa.

Beira-Mar, novo campeão, e Portimonense garantiram a promoção à Liga de futebol, depois de terminarem o campeonato da II Liga nas duas primeiras posições, enquanto Chaves e Carregado foram despromovidos à II Divisão.

Benfica sagrou-se campeão, depois de bater o Rio Ave por 2-1 na última jornada.
Braga ficou em 2º e vai à pré-eliminatória da Champions.
Porto, Sporting e Marítimo vão à Liga Europa.

Carlos Queiroz divoulgou a lista de convocados para o Mundial. - Não vamos longe com estes jogadores... Enfim.


País

O Ministério da Educação ainda não alterou o formulário do concurso de professores, apesar de o Tribunal Administrativo de Beja ter ordenado ontem que a avaliação deixasse de fazer parte dos itens a preencher. Mário Nogueira diz que «ninguém está acima da lei» e lembra que o Ministério «pode ser responsabilizado civil e criminalmente».

LCD mais fino e com tecnologia 3D já chegou a Portugal - A LG apresentou a televisão mais fina do mercado. O LCD tem apenas 2,3 centimentros e tecnologia 3D. Para além de uma tecnologia inovadora, o design da nova gama INFINIA também se destaca.

Um deslizamento de terras na Vila Martins, na Rua Damasceno Monteiro, na freguesia dos Anjos, em Lisboa, arrastou oito casas, mas ninguém ficou soterrado nem ferido. As casas contíguas foram evacuadas por precaução, implicando o realojamento provisório de 12 pessoas.

Duas aeronaves colidiram quando estavam a aterrar no aeródromo Gonçalves Lobato, em Viseu, provocando dois feridos ligeiros.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) expressou a sua preocupação "sobre o facto de os gravadores de que se apropriou o deputado Ricardo Rodrigues poderem conter material protegido pelo sigilo profissional dos jornalistas". O comunicado, enviado às reuniões, foi elaborado durante uma reunião do Conselho Regulador.

O encerramento do espaço aéreo em Abril devido à erupção do vulcão na Islândia resultou para Portugal num prejuízo cifrado entre 35 a 40 milhões de euros, segundo o secretário de Estado do Turismo.

Catorze novas praias foram contempladas com a Bandeira Azul, que abrange este ano 240 zonas balneares em todo o país e corresponde a mais de metade das praias oficialmente classificadas.

A PSP abateu um antigo elemento da corporação que disparou sobre uma patrulha do Laranjeiro alertada para um assalto a uma residência, informou o Comando Distrital de Setúbal.

Na baixa do Porto o ambiente esteve ao rubro, quando os primeiros carros com adeptos do Benfica, que pretendiam celebrar o título nacional de futebol, foram pontapeados por adeptos do FC Porto.
Identificados com símbolos do clube portuense, os agressores chegaram mesmo a partir os vidros de algumas viaturas, tentando evitar o cortejo dos adeptos do Benfica, num clima de intimidação.

A PSP de Braga disparou, no centro da cidade, balas de borracha contra um grupo de adeptos do Sporting de Braga que tentou agredir um simpatizante do Benfica que passava na zona a festejar a vitória na Liga portuguesa de futebol.

A Autoridade Nacional de Medicamento (Infarmed) alertou hoje para a existência de preservativos falsificados com uma embalagem semelhante aos da marca Control que podem colocar em causa a “segurança” e “qualidade” do produto.

Três homens encapuzados roubaram uma moradia de um casal britânico no sábado à noite em São Lourenço, Almancil, concelho algarvio de Loulé, e supostamente violaram a mulher que tomava conta da residência.

A NAV, empresa que gere o tráfego aéreo em vários aeroportos nacionais, perdeu 950 mil euros em receitas devido à nuvem de cinzas vulcânicas que obrigou a cancelar centenas de voos em Abril.

A GNR de S. Pedro de Moel, na Marinha Grande, apreendeu, esta terça-feira, 56 quilos de pólen de haxixe num automóvel.

A operação cirúrgica ao coração feita segunda-feira num hospital de Paris à cantora cabo-verdiana Cesária Évora «correu bem», estando a 'Diva dos Pés Descalços' ainda nos cuidados intensivos.


Mundo

Duas mulheres e um homem morreram quarta-feira, num incêndio numa agência bancária do centro de Atenas, atingida por 'cocktails' molotov lançados por jovens encapuzados. A polícia está em "estado de alerta geral".
O presidente grego, Carolos Papoulias, afirmou quarta-feira, que a Grécia está "à beira do abismo", depois das manifestações contra as medidas de austeridade.

Uma mutação genética que pode causar doenças auto-imunes como a diabetes tipo 1 confere aos seus portadores uma inusitada vantagem: os seus organismos passam a combater o HIV.

Perto de 45 milhões de eleitores escolheram quinta-feira um novo Governo para o Reino Unido. David Cameron, líder dos Conservadores, foi o vencedor, embora sem maioria absoluta e propõs acordo com os liberais-democratas para formação de governo.

Arquitectura Natural: A maior represa construída por castores descoberta através do “Google Earth”. Imagens de satélite revelam que a construção levada a cabo pela maior espécie de roedor do Hemisfério Norte foi edificada entre 1975 e 1990 e atinge 850 metros de comprimento.

Um homem que passou 29 anos na prisão condenado por rapto e violação de uma menina de 12 anos e de um menino de 13 anos foi libertado nesta quarta-feira, depois de exames de ADN terem provado a sua inocência.

O médico que cuidou do Rei do Rock durante 12 anos, George Nichopoulos, revelou que a morte de Elvis Presley foi provocada por uma grave obstipação (prisão de ventre crónica) e não pelo abuso de drogas, conforme está escrito na certidão de óbito.

O Rei Juan Carlos foi operado sábado para que lhe fosse extraído um nódulo no pulmão direito. A cirurgia foi levada a cabo num hospital público de Barcelona e terminou ao final da manhã.

Pelo menos 60 pessoas ficaram feridas num acidente que envolveu um ferry-boat que faz a ligação entre Manhattan e o terminal de St. George em Staten Island, na cidade de Nova Iorque. Pelo menos uma das pessoas está ferida com gravidade

Pelo menos 52 pessoas morreram nas duas explosões registadas na madrugada de domingo numa mina de carvão na Sibéria anunciou, esta terça-feira, o Ministério para as Situações de Emergência russo.


Frase da semana

"É mais fácil encontrar uma virgem de 50 anos do que patrocinadores" - Gestor de marketing de Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1.


Vídeo da semana

Este vídeo foi mostrado aos jogadores do SLB antes do último jogo, como motivação.

1 comentário:

Diana Almeida disse...

Alguém anda a competir com o Jorge para o prémio de maior post deste blog?!

Lamento.. mas apenas li a parte do desporto, uma vez que o resto.. enfim.. nem vale a pena comentar..

Em termos desportivos, gostaria de deixar o meu comentário muito positivo para o Frederico Gil e para a época da UD Oliveirense.

De dizer ainda que o Presidente da UDO já disse que na próxima época seremos candidatos à subida!! :)