terça-feira, 25 de maio de 2010

Revista da semana

Política

O projeto de lei do CDS-PP para alterar o regime do Rendimento Social de Inserção (RSI) foi rejeitado na Assembleia da República, tendo tido apenas os votos favoráveis dos populares e do PSD.
A proposta de decreto de lei do CDS-PP tinha como objetivo apertar a fiscalização desta prestação social, assim como restringir as condições para a sua atribuição.

O Conselho de Ministros aprovou a lei que introduz sobretaxas de IRS e IRC, no âmbito do combate ao défice, e o decreto de execução orçamental, relativo a medidas de contenção de despesa. O aumento de impostos tem de ser aprovado na Assembleia da República (AR), mas o aumento da retenção começa já em Junho, visto que depende apenas da publicação, pelo Ministério das Finanças, de uma nova tabela. Em Julho aumentam os três escalões do IVA.

A ministra do Ambiente admitiu vir a aprovar legislação no sentido de punir os banhistas que ignorem os sinais de aviso de locais perigosos, porque quer um Verão sem acidentes nas praias. - já vem tarde... este fim de semana já morreram umas quantas pessoas. Ah, mas também ainda não é Verão.

O secretário-geral do PSD está a actualizar os ficheiros do partido e já ‘congelou’ a inscrição de 34.635 militantes que não pagam quotas há quatro anos, desde 2006. O PSD passará, assim, o seu número de militantes de 162 mil para 127 mil.

O ministro das Obras Públicas disse que, por parte do Governo, "não há desistência" relativamente aos projetos da concessão rodoviária da Serra da Estrela, que estão suspensos devido às dificuldades económicas que o país atravessa.

Os hospitais públicos têm um prazo de 20 dias para apresentar um plano de redução de despesa, incluindo baixar pelo menos 5% da despesa com horas extraordinárias, anunciou a ministra da Saúde.

O eurodeputado social-democrata Paulo Rangel questionou as autoridades comunitárias sobre a posição da UE quanto à Lei do Senado norte-americano que obriga o FMI a recusar ajuda a países impossibilitados de pagar os seus empréstimos.

Com a perspectiva de reforçar os investimentos bilaterais, mas sem empresários na comitiva, o primeiro ministro José Sócrates arranca na quarta feira para uma visita oficial de quatro dias ao Brasil e à Venezuela.


Desporto

O antigo presidente do Salgueiros, José António Linhares, de 57 anos, morreu quinta-feira, vítima de doença prolongada.

O tenista português Frederico Gil foi afastado na segunda ronda da qualificação de Roland Garros, o segundo torneio do "Grand Slam" da temporada.

Inter de Mourinho venceu o Bayern de Munique por 0-2 e sagrou-se campeão da Europa 2009/2010. Seis anos depois, o técnico português volta a levantar a Taça da Liga dos Campeões, depois de o ter feito ao serviço do FC Porto.

A Selecção Nacional empatou, esta segunda-feira, com Cabo Verde a zero, num particular disputado na Covilhã, onde Fábio Coentrão foi a estrela maior no meio de tanto desastre.


Cinema

Heavy Rain no cinema - O thriller da PlayStation3 vai ter direito a adaptação cinematográfica.
Segundo o Deadline, a Unique Features acaba de adquirir os direitos cinematográficos de Heavy Rain.

Robin Hood - Mais uma grande ligação entre Ridley Scott e Russel Crowe, um excelente filme que aconselho a ver.

Pesadelo em Elm Street - Tinha grandes expectativas em relação a este filme e não me desiludiu. Bastante assustador e Jackie Earl Hailey em mais uma boa interpretação.


País

Rock in Rio-Lisboa abriu portas. - Está no ar mais uma edição do Rock in Rio-Lisboa, que se prolonga nos próximos dias 21, 22, 27, 29 e 30 de Maio.
Shakira, John Mayer, Ivete Sangalo e Mariza foram os nomes que subiram ao Palco Mundo no 1º dia.
O evento recebeu 122 mil pessoas no primeiro fim-de-semana.

A CMVM informou que o Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) está impedido de efectuar o pagamento de quaisquer indemnizações aos clientes do BPP. - ISTO É UMA VERGONHA!!!

A explosão de uma fábrica de pirotecnia em Almargem, junto ao rio Vouga no concelho de Viseu, provocou a morte de duas pessoas, entre as quais o proprietário da fábrica.

Duas pessoas morreram este sábado no mar e outra continua desaparecida, perto da Costa da Caparica.
Também no sábado, uma criança de 12 anos morreu afogada no rio da Costa, em Odivelas, onde brincava com amigos.

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) considera que o anúncio de aumentos de 1,5 por cento feito pelo ministro da Administração Interna é «enganoso» e que é uma tentativa de desmobilizar a manifestação de quinta-feira.

Dezenas de viaturas em protesto contra portagens entopem A29 - O movimento anti-portagens na A29 (SCUT da Costa da Prata) recusou ontem, em Gaia, a circulação paga naquela via, mesmo que se aplique idêntica medida noutras regiões do país.

O presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Passageiros disse hoje que espera uma actualização das tarifas entre 3 e 4% a 1 de Julho.

A família de um ex-combatente na Guerra Colonial ameaçou hoje processar o Estado português porque descobriu que a urna do militar, trasladada há 42 anos de África, afinal tinha apenas areia e pedras e não ossadas do defunto.

A concorrente portuguesa Filipa Azevedo conseguiu ficar entre os 10 mais votados na semi-final do Festival da Eurovisão e por isso tem garantida presença na final, que se realiza no próximo sábado, em Oslo, Noruega.


Mundo

Continua tenso o clima entre a Venezuela e a Colômbia. Desta vez, as autoridades colombianos acusam o país de Hugo Chavez de acolher não só guerrilheiros das Farc no seu território, como também elementos da ETA e de grupos iranianos.

O Governo espanhol decidiu meter na gaveta, pelo menos durante um ano, os projectos de alta velocidade ferroviária, ao abrigo de um recém-aprovado plano de austeridade. Esta quinta-feira, contudo, Madrid garantiu que a ligação para Lisboa é para cumprir.
Esse mesmo Governo está a ultimar a criação de um imposto sobre o património para os cidadãos com bens, em princípio, superiores a um milhão de euros. - porque não o mesmo em Portugal?

Uma contusão durante a preparação física para a tourné mundial «360 Degree» obrigou Bono, vocalista do grupo U2, a ser operado de emergência à coluna vertebral. A primeira consequência imediata do sucedido é que o primeiro concerto do troço final da tourné, que deveria decorrer a 3 de Junho na cidade americana de Salt Lake City, terá de ser adiado.
Bono foi forçado a oito semanas de recuperação e a adiar a tournée americana.

Pelo menos oito pessoas sobreviveram ao acidente de um avião da Air Índia, proveniente do Dubaï, que se despenhou na aterragem em Mangalore, no Sul da Índia, com 166 pessoas a bordo.

Os cientistas da Nasa querem ir mais longe e depois de terem encontrado água, sob a forma de gelo em Marte com a ajuda da sonda Phoenix, a missão agora é conseguir trazer pedaços de rocha e solo de Marte para a Terra.

O Jovem norte-americano Jordan Romero de 13 anos tornou-se a pessoa mais nova a conseguir subir o Monte Evereste.

Três funcionários da empresa francesa Alten foram despedidos, depois de uma conversa que tiveram no Facebook ter chegado ao conhecimento dos seus superiores.

O ataque perpetrado por rebeldes contra a base aérea de Kandahar, a mais importante estrutura da NATO no Afeganistão, provocou este sábado vários feridos nas forças da aliança atlântica e entre os civis que ali trabalham.


Humor Futebolístico

Sem comentários: