terça-feira, 4 de maio de 2010

Revista da semana

Política

Manuel Alegre formaliza hoje a sua candidatura a Presidente da República, durante uma cerimónia em Ponta Delgada.

A ministra do Trabalho propôs esta quarta-feira aos parceiros sociais que o montante mensal dos subsídios de desemprego não possa ser nunca superior a 75 por cento do valor líquido da remuneração de referência.

O coordenador da comissão política do BE, Francisco Louçã, rejeitou cortes nas prestações sociais e propôs que a banca pague um mínimo de 25 por cento de IRC, uma medida que recuperaria 600 milhões de euros.

O ministro das Finanças admitiu, em Conselho de Ministros, que o Governo pode reduzir o défice ainda mais do que o previsto, e não recusou um cenário de aumento de impostos.

Governo avança com novo aeroporto e TGV e trava auto-estradas do Centro .

Durão Barroso está na China para uma visita de três dias. Com a União Europeia ensombrada pela crise na Grécia, o Presidente da Comissão Europeia está também em Pequim à procura de respostas: sabe que é no Pacífico que se pode jogar a resposta à crise dos 27.

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou sábado, que cooperará com o Governo "em tudo o que estiver ao alcance" para "ajudar o país", mas avisou que o executivo tem que ter "sentido da realidade".

Portugal terá de mobilizar mais de 2 mil milhões de euros ao largo dos próximos três anos para ajudar a Grécia, anunciou Teixeira dos Santos.

O ministro da Obras Públicas veio ontem defender o "retorno" das obras projectadas pelo Governo depois de Cavaco ter pedido uma reavaliação de "todos" os investimentos.


Desporto

Mais pormenores sobre futebol, podem ver o post do colega Jorge.

Tudo em aberto para a última jornada da Liga Sagres, com o Benfica a necessitar apenas de um empate para garantir o titulo, com o Braga ainda com esperança, caso vença o Nacional e o Benfica perca com o Rio Ave.
Sporting garantiu o 4º lugar e Guimarães, Marítimo e Nacional ainda espreitam o 5º lugar, que dá acesso à Liga Europa.
Leixões juntou-se ao já despromovido Belenenses.

O espanhol Ismael Gonzalez, 25 anos, especialista em decatlo, morreu terça-feira enquanto treinava na pista de atletismo Barberá del Vallés, Sabadell, anunciou a federação espanhola da modalidade.

Liga Europa: Depois de 120 minutos de jogo, os espanhóis do Atlético de Madrid perderam por 2-1 na segunda mão das meias-finais da Liga Europa, mas o golo da primeira volta valeu-lhes um passaporte para a final da prova onde defrontarão o Fulham.

Última homenagem a João Morais contou com antigos jogadores leoninos
Dezenas de pessoas participaram na última despedida a João Morais. O antigo futebolista que, em 1964, marcou o golo que deu ao Sporting o seu único grande troféu internacional.

O ciclista da Columbia, Mark Cavendish, emitiu um comunicado esta sexta-feira onde pede desculpa pelos gestos provocadores que fez ao cortar a meta na 2ª etapa da Volta à Romandia.

O tenista português Rui Machado não teve grandes dificuldades para eliminar o chileno Nicolas Massu e assegurou um lugar na segunda ronda do Estoril Open.
A tenista portuguesa Michelle de Brito conseguiu, ao inicio da tarde, apurar-se para a segunda ronda, ao bater a francesa Alize Cornet.

José Luís Arnaut, antigo ministro com a pasta do Desporto, é o candidato à presidência da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), confirmou o deputado do PSD à Agência Lusa.


Cinema

Iron Man 2, fantástico... E Blu-Ray do Avatar já chegou cá a casa eheh

Actriz Lynn Redgrave morre aos 67 anos. Membro destacado da dinastia de intérpretes de apelido Redgrave, Lynn Redgrave, nomeada ao Óscar com 30 anos de diferença, por «Georgy Girl» (1966) e «Deuses e Monstros» (1998), faleceu ontem, vítima de cancro da mama, aos 67 anos.


País

Mais de 40 por cento do software utilizado em Portugal é ilegal, perdendo-se cerca de um quarto do valor do setor das tecnologias de informação, revelou o responsável de Propriedade Intelectual da Microsoft Portugal.

Cerca de 165 mil doentes estavam em lista de espera para cirurgia em 2009, menos 5,4 por cento que em 2008, mas 17 082 aguardavam há mais de um ano pela operação, segundo um relatório da actividade cirúrgica.

A Associação que representa os taxistas critica o comportamento de alguns associados. O desconforto da Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros (Antral) surgiu depois da reportagem da SIC sobre o mau comportamento de alguns taxistas do Aeroporto da Portela. A Antral defende mesmo a instalação de câmaras de vigilância para defender os clientes.

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) alertou que nem todos os serviços de urgência e atendimento permanente anunciados por estabelecimentos de saúde privados são garantidos, levando os utentes ao engano.

Quatro jovens foram atropelados e ficaram feridos quinta-feira ao início da tarde em Matosinhos quando seguiam a pé, no passeio, na rua Ló Ferreira, quando foram apanhados por um jeep desgovernado.

Um tiroteio no bairro de Santos, Lisboa, provocou esta quinta-feira à tarde um ferido. A troca de tiros terá acontecido perto das 16h30 no mercado do Rego na Rua Portugal Durão.

O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto solicitou à Justiça norte-americana a remoção do YouTube das gravações do Apito Dourado envolvendo o presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, anunciou a PGR.

Há hospitais públicos que não estão a cumprir a legislação relativa à interrupção voluntária da gravidez, não existindo mesmo em alguns casos prova da idade do feto, revela um relatório da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde.

O Tribunal Central de Instrução Criminal anunciou que vai levar a julgamento 24 dos 26 arguidos do processo da Universidade Independente (UNI). Amadeu Lima de Carvalho, Rui Verde e Luís Arouca estão incluídos no grupo dos arguidos que terão de sentar-se no banco dos réus.

Os últimos 16 supermercados da cadeia algarvia Alisuper em funcionamento encerraram esta sexta-feira, ao fim do dia, com o intuito de viabilizar a empresa e não agravar a dívida.

A Polícia Judiciária deteve o Secretário da Representação Parlamentar do Partido Popular Monárquico. Hélder Emílio está acusado de clonagem de cartões de crédito no arquipélago dos Açores.

Portugal tem de importar esperma e óvulos para conseguir responder à procura dos casais inférteis, devido à inexistência de um banco público de gâmetas, admitiu sexta-feira o presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), Eurico Reis.

Clínicas cobram exames a dobrar ao Estado. Ministério esclarece que se trata de erros de facturação e não de fraudes. Novo centro para gerir facturas, inaugurado já este ano na Maia, ajudará a corrigir estes lapsos.

Os moradores de Gaia que utilizem a A29 e a A44 terão de pagar 50 cêntimos de portagem por cada viagem. O Ministério das Obras Públicas confirmou ao vice-presidente da Câmara Municipal gaiense, Marco António Costa, que as auto-estradas serão portajadas a partir de Julho.

O presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF) sugere que a Procuradoria-Geral da República investigue os milhões de euros de prejuízo provocados pelo Governo nas farmácias.

Uma explosão numa fábrica de pirotecnia localizada na freguesia de Canidelo, Vila do Conde, provocou um morto e dois feridos. A vítima mortal era um operário que terá sido projectado pela força da explosão. Um dos ferido é uma criança que foi atingida por estilhaços de vidros num infantário localizado próximo da fábrica de pirotecnia. O outro ferido é também uma ctriança que se encontrava em sua casa.

A Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) prepara-se para apresentar, este ano, junto das autoridades judiciais portuguesas, uma lista com, pelo menos, 30 denúncias relativas à partilha ilegal de ficheiros de música.


Mundo

Gerry McCann acusou as autoridades britânicas de terem desistido de procurar a sua filha, Madeleine McCann, desaparecida na Praia da Luz, no Algarve, a 3 de Maio de 2007, quando tinha três anos.
Kate e Gerry McCann acreditam que há pessoas em Inglaterra e Portugal que não querem que Maddie seja encontrada.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, 64 anos, é o líder mais influente do mundo, à frente do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (quarto colocado), segundo a edição da revista norte-americana Time.

Letra de John Lennon pode valer 700 mil dólares. A letra manuscrita de 'A day in the Life', dos Beatles, vai ser leiloada na Sotheby, em Nova Iorque.

A empresa petrolífera britânica British Petroleum (BP), operadora da plataforma de perfuração em águas profundas que afundou no Golfo do México, assume a "plena responsabilidade pela maré negra" que ameaça as costas dos Estados Unidos, disse nesta sexta-feira à AFP um porta-voz da empresa.
A produção de petróleo foi suspensa em duas plataformas no Golfo do México e uma outra foi evacuada por precaução, segundo as autoridades encarregadas de combater a imensa mancha negra que ameaça o litoral americano.
O derrame de crude no Golfo do México poderá custar à BP mais de 14 mil milhões de dólares, o equivalente a 6% do PIB português.

Um jovem de 16 anos matou o irmão de 19 durante uma disputa pelo uso de uma PlayStation.
De acordo com o La Nación, os adolescentes chilenos de Providencia foram separados por um amigo, mas consta que a vítima provocou o agressor que acabou por o apunhalar com uma faca encontrada no chão.

A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu sanções mais severas contra os países que não respeitem as regras do pacto de estabilidade (PEC) do euro, incluindo a suspensão dos seus direitos de voto, numa entrevista ao Bild am Sonntag publicada sábado.

Pearl Carter, de 72 anos, está a ser alvo de duras críticas nos Estados Unidos desde que assumiu o namoro com o seu neto biológico, Phil Baile, de 26 anos. Como se não bastasse, o polémico casal ainda terá um filho concebido com a ajuda de uma barriga de aluguer.

O líder conservador David Cameron é cada vez mais favorito nas eleições legislativas que acontecem quinta-feira no Reino Unido, sobre as quais pesa, pela primeira vez desde 1974, a ameaça de um Parlamento sem maioria absoluta.


Fantástico =)

1 comentário:

Jorge Rodrigues disse...

E só pra completar, o Iordanov marcou o 7-6 na vitória da sua equipa no seu jogo de homenagem hoje em Alvalade :)

Marselha campeão francês.

José Mourinho vencedor da Taça de Itália, 1-0 à Roma.

Quatro portugueses na 2ª ronda do Estoril Open, hoje uma já perdeu, Michelle Brito.