domingo, 7 de março de 2010

Previsões Óscares

It's OSCAR DAY!


Os Óscares são dentro de algumas horas, eu sei, mas eu tive a aguentar-me até ao fim, altura em que já toda a blogosfera (provavelmente) já colocou as suas previsões online mas de qualquer forma eu vou deixar aqui as minhas...

Se o ano passado, o ano do "slumdog", foi de uma previsibilidade total, no qual eu só errei 4 coisas (2 se contarmos com as minhas alternativas), este ano está a revelar-se mais difícil de decifrar em alguns quadrantes... mas vamos lá às previsões. Vou só falar das grandes categorias mais a fundo e depois deixo-vos as restantes previsões.


Melhor Filme (Best Picture): É uma corrida a dois, Avatar vs. The Hurt Locker com uma infinitésima possibilidade de Inglorious Basterds estragar a festa. Mas tendo em conta o apoio de todos os Guilds e Críticos, tudo aponta para que The Hurt Locker leve o prémio máximo da noite.

Melhor Actor (Best Actor in a Leading Role): Jeff Bridges. Jeff Bridges. Não há sequer forma de contrariar, tal foi o comando que ele impôs na temporada. "The Dude" é o actor mais amado em toda a Academia e mesmo em toda a América... Portanto hoje tem tudo para ganhar.

Melhor Actriz (Best Actress in a Leading Role): Luta quatro-para-um que deverá culminar na vitória de Sandra Bullock. O que é ridículo é que Streep, mesmo com um papel fracote, merecia mais a vitória - já não ganha um Óscar há 27 anos, minha gente! Se estiverem à procura de uma surpresa... eu diria Carey Mulligan. Mas como eu penso que Bullock e Streep vão dividir os votos mas Sidibe e Mulligan também... Não vai fazer grande diferença.

Melhor Actor Secundário (Best Actor in a Supporting Role): Não há qualquer hipótese de Christoph Waltz perder hoje, pois não? E bem merece. Mandou no circuito de prémios porque, pura e simplesmente, a interpretação é assim tão boa.

Melhor Actriz Secundária (Best Actress in a Supporting Role): Aqui, mais do mesmo. Uma performance tão boa como aquela não pode deixar nunca de ser premiada. Vamos mesmo ter Mo'Nique a vencer a estatueta mais logo. De qualquer forma, em teoria, esta é a categoria que tradicionalmente mais surpresas tem. Se estivermos à procura de uma... Kendrick ou Gylenhaal.

Melhor Realizador (Best Director): Ou será melhor dizer Melhor Realizadora? Pois é, a Academia vai muito provavelmente fazer história hoje ao galardoar a primeira mulher com o troféu de Realizador. Kathryn Bigelow tem sido imperial em todas as cerimónias de prémios, tendo apenas perdido o Globo de Ouro para o seu maior concorrente, James Cameron, mas que ainda assim está longe de ser grande ameaça. Dos quatro concorrentes, um já ganhou (Cameron), outro está em início de carreira (Reitman), outro é a primeira nomeação (Daniels) e outro já tem Óscares, mesmo que por outra categoria (Tarantino). Está no papo, diria eu.

Melhor Argumento Original (Best Original Screenplay): Esta é a categoria mais difícil de prever. Luta a dois, The Hurt Locker vs. Inglorious Basterds. Quem tem ganho mais prémios tem sido Inglorious Basterds mas quem ganhou o decisivo WGA e o BAFTA foi The Hurt Locker. Eu diria que, se The Hurt Locker estiver em modo vassoura, leva esta categoria também. Se a Academia decidir consolar os Basterds, dar-lhe-ão este prémio também.

Melhor Argumento Adaptado (Best Adapted Screeplay): Este vai ser o prémio de consolação de Jason Reitman, vencer a categoria de Melhor Argumento Adaptado. Poder-se-ia prever uma vitória surpresa de Precious ou de An Education, mas como só Up in the Air é que ganhou prémios nesta categoria... eu diria que é seguríssimo.

Melhor Filme Estrangeiro (Best Foreign Feature): Qualquer um dos cinco pode ganhar, sendo o ramo de Cinema Estrangeiro da Academia como é. A minha aposta vai para um destes três: El Secreto de Sus Ojos, Un Prophète ou Das Weisse Band. Como passámos o ano todo a ouvir The White Ribbon e Michael Haneke, parece-me prudente apostar na sua vitória. Contudo, esta categoria pode também cair para o lado argentino, porque dos cinco filmes é o que vai mais ao encontro com as preferências da Academia. Daí que eu vou com o meu instinto e apostar em The White Ribbon (até porque foi nomeado para fotografia e tudo) com Un Prophète a surpreender. Mas tal como com Departures o ano passado, aviso desde já que El Secreto pode também ganhar.

Melhor Filme Animado (Best Animated Feature): A Pixar vai coleccionar a sua terceira estatueta dourada consecutiva com Up a vencer a concorrência, que este ano é bastante forte (diria mesmo, não me importava nada que Coraline ou Fox ganhassem também). Por que não um empate, hein?

Aqui ficam todas as previsões...
Melhor Filme: The Hurt Locker (alt. Avatar)
Melhor Realizador: Kathryn Bigelow, The Hurt Locker (alt. James Cameron, Avatar)
Melhor Actor: Jeff Bridges, Crazy Heart (alt. Colin Firth, A Single Man)
Melhor Actriz: Sandra Bullock, The Blind Side (alt. Carey Mulligan, An Education)
Melhor Actor Secundário: Christoph Waltz, Inglorious Basterds (alt. Chistopher Plummer, The Last Station)
Melhor Actriz Secundária: Mo'Nique, Precious (alt. Anna Kendrick, Up in the Air)
Melhor Argumento Original: Mark Boal, The Hurt Locker (alt. Quentin Tarantino, Inglorious Basterds)
Melhor Argumento Adaptado: Jason Reitman, Sheldon Turner, Up in the Air (alt. Geoffrey Fletcher, Precious)
Melhor Filme Estrangeiro: The White Ribbon (alt. Un Prophète)
Melhor Filme Animado: Up (alt. Fantastic Mr. Fox)
Melhor Documentário: The Cove (alt. Burma VJ)
Melhor Canção Original: "The Weary Kind", Crazy Heart (alt. "Take it all", Nine)
Melhor Banda Sonora Original: Michael Giacchino, Up! (alt. Marco Beltrami, Buck Sanders, "The Hurt Locker")
Melhor Direcção Artística: Avatar (alt. The Young Victoria)
Melhor Guarda-Roupa: The Young Victoria (alt. Coco Avant Chanel)
Melhor Fotografia: Avatar (alt. Inglorious Basterds)
Melhores Efeitos Visuais: Avatar (alt. Star Trek)
Melhor Mistura de Som: The Hurt Locker (alt. Avatar)
Melhor Edição de Som: Avatar (alt. The Hurt Locker)
Melhor Edição: The Hurt Locker (alt. Avatar)
Melhor Maquilhagem: Star Trek (alt. The Young Victoria)
Melhor Curta-Metragem, Documentário: The Last Truck (alt. China's Unnatural Disaster)
Melhor Curta-Metragem, Animação: Logorama (alt. Matter of Loaf and Death)
Melhor Curta-Metragem, Acção: The Door (Kavi)


Deixo-vos
aqui um sítio na Internet para poderem ver, se quiserem, todas as curtas-metragens nomeadas para a noite de hoje.

2 comentários:

Joana Vaz disse...

Vamos lá ver se essas previsões se concretizam...;)

E que se houver suspresas, que sejam favoráveis (El secreto de sus ojos;), Mulligan ou Streep) e não horrendas (Avatar..não, não, não).

Jorge Rodrigues disse...

Reza para que sim ;)