quinta-feira, 18 de março de 2010

Sporting e Benfica - Liga Europa

Um tema que tem fugido um pouco aqui do blogue tem sido o desporto, que tem vindo a ressurgir, aos poucos, nas crónicas semanais do Pedro. De qualquer forma, uma revisão da década de desporto lá virá dentro em breve, quando me der na cabeça e muito possivelmente falarei das vicissitudes do corrente campeonato. Não obstante, vim hoje só deixar aqui o desejo de apuramento das duas equipas portuguesas que iniciam dentro de pouco tempo os seus respectivos jogos na Liga Europa.



O Benfica tem, à partida, um jogo mais complicado. Joga fora, no Vélodrome, defronta o Olympique de Marseille, equipa francesa e tão apretrechada como o Benfica. Entra em campo com a pequena desvantagem de ter sofrido um golo fora, com o facto de não ter feito poupanças este fim-de-semana e com o peso de ter que fazer gestão de esforço para não esgotar os jogadores para domingo, para a final da Taça da Liga, frente ao FC Porto. Contudo, um Benfica que até agora já fez 98 golos em todas as provas esta época não se pode dar ao luxo de pensar que a vida está complicada. Antes pelo contrário, deve empenhar-se ao máximo e pensar que, com a fluidez de jogo que a equipa tem, irá fazer golo(s) em Marselha. E passar a eliminatória.


Mais favorável parece o cenário do Sporting (vem com um interessante 0-0 da primeira mão, depois de passar 60' a jogar com menos um jogador). E digo parece porque isto é um pouco uma faca de dois gumes. Primeiro, vai depender de que Sporting entrar em campo frente ao Atlético de Madrid. Segundo, vai depender de que Atlético de Madrid vier jogar a Lisboa. Terceiro, vai depender da capacidade de superação e de concentração e contenção emocional dos jogadores leoninos. Se tudo correr bem, a história pautar-se-á por mais um vitória do esquadrão de Alvalade frente a equipas espanholas e marcará presença nos quartos-de-final da Liga Europa. O Atlético de Madrid tem Simão, Forlán e Agüero, é verdade, mas o Sporting, apesar de ter algumas baixas de vulto, também tem Liédson, Veloso e Izmailov em topo de forma. É preciso não subestimar o adversário mas também ter confiança no trabalho que vem a ser feito.


Em suma, eu estou inclinado a apostar que uma das duas equipas vai ficar pelo caminho. Qual delas, não sei. Por um lado, acho que o Benfica tem mais hipóteses. Por outro, acho que a vida do Sporting é mais fácil. Enfim. Que passem as duas. Boa sorte.





[N.D.R: Como eu previa, o Benfica e o Sporting arrancaram ambos boas exibições, mas só uma passou. O Benfica lutou bravamente para uma vitória por 2-1 em Marselha. O Sporting não podia ter feito mais. Com uma defesa remendada como aquela, que só se acertou já Agüero tinha lá metido 2 golos, era impossível. Com a equipa normal... eu diria que o Sporting se tinha apurado sem problemas. Assim... ficou pelo caminho. Aquele 2-2 merecia ter sido 3-2 ou 4-2... Mas o Sporting foi desperdiçando oportunidades. Ora bolas... Fica para a próxima. Este ano, na Europa, o Sporting caiu sem perder. Por duas vezes.]

2 comentários:

Sara Almeida Silva disse...

Curiosamente voltas a falar de desporto quando o jogo do sporting melhora ;)

Eu justifico o meu silêncio em relação a desporto com premissas do tipo: o futebol às xs é chato; o ciclismo assusta quando vemos notícias tipo "a modalidade com mais casos positivos", mas as notícias não dizem "a modalidade mais controlada"

Mas adiante, espero que haja sucesso nos jogos de hoje :)

Jorge Rodrigues disse...

Acho que o ciclismo está a precisar de voltar ao blog :)