domingo, 2 de maio de 2010

Decisões à vista!

Aproximam-se dias decisivos para os campeonatos de futebol. O Mundial'2010 está aí à porta, as últimas jornadas avizinham-se e tudo parece estar perto de ficar concluído.




Começando em Portugal e falando concretamente da Liga Sagres: o FC Porto recebe hoje o Benfica no jogo que pode dar o título à equipa lisboeta. O Benfica só precisa de um ponto para se sagrar campeão e até pode consegui-lo perdendo, desde que o Braga, que recebe o Paços de Ferreira, não os vença. Jorge Jesus deve andar claramente a rogar pragas àquela mísera vitória por 1-0 na recepção aos arsenalistas, porque por esta altura já era campeão há algum tempo. Pontos perdidos pelo Braga podem ser aproveitados pelo Porto, sendo no entanto isto pouco provável, tanto pelo momento de forma da equipa bracarense, como pela distância pontual, como ainda pelo facto do Benfica não querer perder o jogo de hoje. O Sporting não tem nada para fazer e portanto irá receber a Naval em estado de paz. Isto seria verdade, não fosse a presente instabilidade no clube. Qualquer coisa é um mar de confusão. Mas o 4º lugar já é deles. O Guimarães, o Nacional, o Leiria e o Paços ainda correm pela Europa e hoje têm jogos importantes para o conseguir. O Guimarães deverá ser quem assegurará o 5º lugar e último de acesso às competições europeias, isto tudo contando que a Académica não deixe o Nacional ganhar em Coimbra. Lá por baixo, o Leixões, 15º, visita o Olhanense, 14ª, na esperança de poder ganhar brio na luta pela despromoção. Quem perder pontos neste duelo pode ver-se grego e juntar-se ao Belenenses, já despromovido, na Liga Vitalis para o ano.




Falando agora da Liga Vitalis... Tudo para decidir na última jornada. Os resultados de ontem deram mais um abanão ao topo da tabela classificativa, com a Oliveirense a fazer um jogo mais pobre que o costume em Santa Maria da Feira e entregando assim a festa da subida em mãos alheias. Claro que esta ainda pode acontecer, contando que o Feirense não vença no Estoril. Com a derrota por 2-1, depois de ainda por cima estar a ganhar, a UD Oliveirense caiu para 4º, em igualdade pontual com os fogaceiros mas a perder por goal-average. É uma pena, mas a época não deixa de ser brilhante por isso. Não obstante tudo isto, é por Oliveira de Azeméis que vão passar as contas da subida. É que na última jornada temos um Oliveirense-Portimonense. O Portimonense, que é 2º depois de ganhar 3-2 em casa ao Varzim com um pénalti roubado nos descontos, assumiu assim posição priveligiada de subida à Liga Sagres, precisando só de um ponto para subir. O problema é que as deslocações dos homens de Litos são muito, muito, mas mesmo muito caóticas. E é com isso que o Feirense, 3º, está a contar. Fora destas contas está o Santa Clara depois do empate em Barcelos (0-0) e o Beira-Mar, que lidera com 51 pontos, os mesmos do Portimonense, mas com vantagem por goal-average sobre este e com uma recepção ao último classificado - e já despromovido - Carregado, que não lhe deverá dificultar a vida (só se a equipa de Aveiro complicar a sua própria vida, como muitas vezes tem feito neste campeonato). De resto, um campeonato sem grandes sobressaltos para a maioria das equipas que não tem tido surpresas lá por baixo, onde o Carregado tem caminhado sempre de mãos dadas com o Chaves, que deverá descer. Sim, o Chaves que está na final da Taça de Portugal. Se calhar devia repensar as suas prioridades, não?


Em Espanha, a luta lá por cima está ao rubro. O Barcelona venceu em Villarreal por 4-1 e aumentou a distância para 4 pontos para o Real Madrid, que só joga hoje (à hora a que escrevo isto, está 2-2 no Bernabéu). No entanto, o Barça ainda tem que visitar Sevilha e o Real tem que ir a Málaga e a Maiorca, por isso nada está, de todo, resolvido. Lionel Messi tem sido a estrela da temporada em Espanha, conseguindo 29 golos até agora no campeonato, estando a 3 do número de Forlán, melhor marcador do ano passado, e em todas as competições somadas, igualou os 47 de Cristiano Ronaldo, podendo bater esse recorde.




Em Itália, José Mourinho não tem descanso e tem que tentar vencer a Lazio no Olimpico de Roma para não deixar fugir a Roma, que ontem venceu 2-1. Num jogo feio, o Milan ganhou à Fiorentina por 1-0 e segura o terceiro lugar longe da Sampdoria. Há que reconhecer que a temporada do Inter este ano tem sido pior a nível do campeonato, mas isso porque se mantém em todas as frentes - o que é de louvar. Quão magnífico não seria ter Mourinho a ganhar as três provas? O tempo o dirá. Segue-se a final da Taça com a Roma a 5 de Maio.


O Bayern de Munique é, na Alemanha, campeão virtual. Com a vitória frente ao Bochum e a derrota do Shalke 04 por 2-0 contra o Werder Bremen, temos três pontos a separar os dois primeiros e como o primeiro critério de desempate é a diferença de golos marcados e sofridos, o Bayern bem que já pode celebrar, pois tem mais 17 golos. Só um cataclismo (impossível) daria a vitória ao Shalke. Felix Magath fica assim muito perto de renovar o seu título de campeão (venceu o ano passado pelo Wolfsburgo). Fica para a próxima.

Na Holanda, o Twente sagrou-se hoje campeão pela primeira vez no seu historial, com a vitória por 2-0 no terreno do NEC. O Ajax fica em segundo, a um ponto do líder, depois de vencer por 4-1 no terreno do Roda. Na Bélgica, já a semana passada, foi o Anderlecht quem celebrou novo título, ganhando 2-1 ao Club Brugge e na Escócia, o Rangers também comemorou o seu 50º campeonato. Pedro Mendes é, portanto, campeão. Em França, o Marselha é líder com 5 pontos de avanço sobre o Bordéus (em teoria agora tem só 2, porque o Bordéus ganhou 1-0 ao Toulouse, deixando as contas para o Marselha que joga mais logo) e o PSG ganhou a Taça da Liga Francesa ao Mónaco por 1-0.


Finalmente, em Inglaterra, nada está resolvido mas as coisas estão bem encaminhadas para o Chelsea, que acabou de vencer hoje o seu teste mais complicado neste fim de época, 2-0 em Liverpool, resultado este que deve hipotecar o sonho dos de Anfield Road em chegar à Liga dos Campeões. Manchester City e Tottenham são quem continua na luta por esse 4º lugar, com os dois a vencerem este fim-de-semana. O Manchester United venceu por 1-0 em Sunderland, com golo de Nani e assim manteve a distância para o primeiro classificado, o Chelsea, mas vai ter de rezar por um milagre para que os blues percam os pontos necessários para subirem à liderança.




Na Europa, a semana trouxe-nos algumas surpresas: o Inter de Milão fez um jogo inteligentíssimo em Barcelona, perdendo por 1-0 (golo em fora de jogo) mas ganhando a eliminatória por 3-2, chegando assim à final da Liga dos Campeões, coisa que não acontecia há 38 anos. Não fizeram, de facto, nada para melhorar a qualidade deste jogo, quezilento, pobre, de muito equilíbrio defensivo, mas também para isso contribuiu a expulsão (conveniente, injusta) de Motta aos 28'. José Mourinho, depois de tanta crítica e tanto insulto, ri por último. E ri melhor. O outro finalista é o Bayern de Munique, que passeou estilo em Lyon, vencendo por 3-0 e 4-0 no total das duas mãos. Os três golos foram de Ivica Olic que fica a um do melhor marcador, Messi. Na Liga Europa, o Liverpool foi surpreendido no prolongamento pela ratice de Forlán, que meteu o 1-2 necessário para o Atlético de Madrid, vencedor por 1-0 na primeira mão, conseguir chegar à final. Na outra eliminatória, o Fulham continua a surpreender com o seu sucesso, virando um resultado negativo de 0-1 para 2-1 e carimbando a presença na sua primeira final europeia.




Outras notas não relacionadas com futebol:




O Benfica sagrou-se campeão europeu de futsal ao bater o Intervíu Madrid, aqui em Lisboa, por 3-2, após prolongamento. O Benfica, que até nem tem estado muito forte, ao contrário de outros anos, galvanizou-se com o seu público e bateu a equipa mais forte do mundo na modalidade para conseguir, pela primeira vez, este troféu.


Por cá, o Sporting vai concluir a fase regular do campeonato nacional de futsal em primeiro lugar, depois de vencer e ver o Belenenses empatar, nos descontos, no Instituto D. João V. Vai defrontar o Alpendorada no play-off.


A Oliveirense mantém o seu quinto lugar no campeonato nacional de Hóquei em Patins, depois de vencer por 11-5 o Paço de Arcos. O FC Porto continua a mostrar porque é que é o campeão, vencendo 4-3 o Óquei de Barcelos fora. O Candelária ganha 5-1 em Oeiras e aguenta o fantástico 3º lugar, à frente do Benfica, quarto, que venceu também o Gulpilhares, na Luz, por 3-2. O Porto lidera com 62 pontos, seguido da Juv. Viana (que ganhou ao Ac. Espinho por 6-4) com 44, o Candelária é terceiro com 42, o Benfica quarto com 40, a Oliveirense quinta com 39 e o Física está logo ali ao lado com 38, isto em 22 jornadas.


O Sporting de Espinho acaba de vencer o Benfica, fora, por 3-1 no quarto jogo da final a 5 de voleibol, empatando a série (2-2). O jogo da decisão, o 5º, a finalíssima, fica agendado para a semana, em Espinho.


No circuito de Espanha em MotoGP, Valentino Rossi foi só terceiro, atrás de Jorge Lorenzo, que venceu a prova e do espanhol Dani Pedrosa.


Sporting na final da Taça Challenge em andebol, uma vez que apesar da derrota por 33-30 na Eslovénia, diante do Slovan, levava de Lisboa uma vantagem de cinco golos, fruto da primeira mão (28-23). Vão jogar a final com o MMTS Kwidzyn da Polónia, que afastaram o Bologna de Itália.


Vamos só agora num instante a ténis: Roger Federer chega hoje a Lisboa, onde vai disputar o Estoril Open, para se preparar para Roland Garros. Justin Henin, regressada à competição há 19 meses (24ª do ranking WTA), já conseguiu três finais de torneios nos últimos 4 meses, tendo vencido nesta última, o Meeting de Estugarda, por 6-4, 2-6 e 6-1, a australiana Samantha Stosur. Rafael Nadal, antigo nº 1 do mundo e agora nº 3, venceu com relativa facilidade o compatriota David Ferrer na final do Masters de Roma por 7-5 e 6-2.

3 comentários:

Jorge Rodrigues disse...

E ficou 3-1. O título fica para sábado.

Sara Almeida Silva disse...

hm.. e a liga vitalis discute-se sabado às 17.00
Vamos ver o que sai daí..
Sem dúvida uma excelente época da oliveirense, independentemente de conseguir ou não a subida, lutou pelo seu objectivo, que tanto pareceu dificil a época passada..
Logo se verá, mas os oliveirenses devem estar orgulhosos da sua equipa..
;)

mean_machine disse...

so tenho algo a dizer sobre o jogo da champions entre o barcelona e inter...

o tiago motta foi mt bem expulso, em kk parte do mundo

mas sao opinioes =)