sexta-feira, 28 de maio de 2010

Euromania versão 2010




É esta altura do ano. O Festival da Eurovisão 2010 está à porta. Ponderei se diria alguma coisa antes da semi-final em que a nossa canção iria actuar mas decidi que não o faria, até porque não acreditava (e não acredito) nas suas hipóteses. Digo agora portanto que mesmo passando, não lhe dou grande crédito. É uma música aborrecida, compensada pela grande voz da Filipa Azevedo. Porque de resto é totalmente uma música Disney das fracas, daquelas que fazem dormir. É uma pena que assim seja, tendo em consideração os últimos 2 números que levámos ao festival - o de 2008 (13ª), por Vânia Fernandes ("Senhora do Mar"), escandalosamente roubado de uma vitória (que eu ainda não percebo como é que foi perder para aquela tristeza de lirismo que é "Believe" de Dima Bilan), e o de 2009 (15ª), pelos Flor-de-Lis ("Todas as Ruas do Amor"), um bom esforço, eclético. Duas coisas eu aponto nas nossas prestações que são de louvar: a) seremos possivelmente o país que mais varia nos estilos que leva a competição e b) nos últimos anos temos mandado grandes vozes ao festival (a Vânia, a Daniela e a Filipa são das melhores cantoras que temos cá).


Decidi hoje então pôr-me a par das músicas da competição deste ano (tenho que confessar, não vi as meias-finais como noutros anos) e declarar os meus favoritos e as minhas previsões. Vou tentar que o texto seja breve para não vos maçar até porque as músicas dizem tudo.


25. FRANÇA, James Matador, "Allez Olá Olé" (C-)
24. SÉRVIA, Milan Stankovic, "Ovo je Balkan" (C-)
23. GRÉCIA, Giorgos Alkaios, "Opa" (C)
22. REINO UNIDO, Josh Dubovie, "That Sounds Good To Me" (C)
21. DINAMARCA, N'Evergeen e Chanée, "In A Moment Like This" (C)















Enfim. As canções francesa e sérvia parece que estão a gozar com a Eurovisão (e porque não, não é? Não é como se fosse um concurso de respeito...). Das outras três, a Dinamarca tem uma música que já foi ouvida mais de mil vezes, a juntar ao facto de que de especial só têm mesmo a parede a meio, que me parece um conceito interessante para uma apresentação em palco, o Reino Unido continua a sua colecção de baladas irrelevantes em plena caça óbvia à vitória (depois de Jade Ewen cantar o ano passado "It's My Time") e a Grécia traz-nos mais uma vez a palhaçada do costume, mas desta vez mais contida, numa música pelo menos alegre e festiva. O que vale são sempre os gregos: dá sempre para saltar e dançar. Mais um hit de discotecas este Verão?


20. ESPANHA, Daniel Diges, "Algo Pequeñito" (C+)
19. MOLDÁVIA, Sunstroke Project e Olia Tira, "Run Away" (C+)
18. CHIPRE, Jon Lilygreen, "Life Looks Better in The Spring" (B-)
17. RÚSSIA, Nalitsch, "Lost and Forgotten" (B-)
16. UCRÂNIA, Alyosha, "To Be Free" (B-)















Este é claramente um dos piores anos em termos de diversidade, pois há uma chuva enorme de baladas, de todos os tipos e para todos os gostos. Aqui temos cinco baladas, todas diferentes. Desde a "cute", penosa balada/feel-good song espanhola, até à mais electrónica balada moldava, até à depressiva balada melancólica russa, passando pela balada "quirky", "indie" do Chipre e chegando à Ucrânia e ao seu punk-rock.


15. ISLÂNDIA, Hera Björk, "Je ne Sais Quoi" (B-)
14. PORTUGAL, Filipa Azevedo, "Há Dias Assim" (B-)
13. BÓSNIA-HERZEGOVINA, Vukrasin Brajic, "Thunder and Lightning" (B-)
12. BIELORÚSSIA, 3+2, "Butterflies" (B)
11. ALBÂNIA, Juliana Pasha, "It's All About You" (B)














Aqui continuamos com as baladas. A música portuguesa e a música bielorrusa são muito parecidas em estilo, parecem duas músicas Disney, a bielorrusa, talvez por causa do ensemble, parece mais bem conseguida. Obviamente que uma delas há-de ficar mal classificada em detrimento da outra, pois só uma deste estilo irá prevalecer. E não é por mal mas a que vai ficar mal é a portuguesa. De resto, a música albanesa é interessante, se não uma das que corre por fora pela vitória. A música bósnia também é porreira e agradável de ouvir se bem que a letra da música é uma autêntica baboseira. Mas a "Fairytale" também era... Finalmente, que dizer da música islandesa? Mais um ano volvido, nova balada com profundidade emocional. É a especialidade do país do gelo por excelência.

Vamos então agora ao meu top-10:


10. REP. DA IRLANDA, Niamh Kavanagh, "It's For You" (B)

Música simples, bem interpretada e com uma letra interessante. Muitos apostam nela como um distante concorrente à vitória e percebe-se porquê. É o tipo de música inspiracional que a Eurovisão gosta tipicamente.





9. ALEMANHA, Lena Meyer, "Satellite" (B)

Finalmente a Alemanha sai da zona de conforto e traz-nos uma das músicas favoritas do concurso. Lena Meyer e a sua sonoridade são refrescantes num concurso de outro modo muito pesado e cheio de baladas. Pode surpreender porque tem um lugar interessante de actuação (logo antes de Portugal e de mais 3 baladas, logo pode ser a que permaneça na memória do público a ver em casa) e porque a música é alegre, o que aqui é raro. E ela é engraçada. O que também ajuda.





8. TURQUIA, Manga, "We Could Be The Same" (B)

A Turquia continua a sua tradição de trazer músicas diferentes a este festival. No entanto, parece mesmo que de facto só tem dois tipos de cantores: a típica boysband com uma música acelerada e tecnicamente intrincada ou a cantora com um corpo e uns movimentos de dança surpreendentes e que tornam a música absolutamente obsoleta em comparação. Este ano temos o segundo tipo. E a música, admita-se, além de boa, é "catchy". E mesmo com repetições - experimentem - ela cansa.





7. ARMÉNIA, Eva Rivas, "Apricot Stone" (B)

Aquela que a Imprensa aponta como favorita a ganhar, Eva Rivas tem de facto uma beleza cintilante e um cabelo extraordinário, o que joga a seu favor, pois nós sabemos como funciona o cérebro dos votantes da Eurovisão (beleza >>>>>> talento). Além disso, tem uma canção que combina bem com o seu timbre de voz e ela dá um show em palco. Pode ser que sim.





6. ROMÉNIA, Paula Seling e Oli, "Playing With Fire" (B/B+)

Conseguem ver o que a Lady Gaga faz de melhor? Peguem nas melhores canções electrónicas e juntem-lhe uma sonoridade que só pode vir de Leste e duas vozes que, apesar de não serem um portento, combinam bem e soam bem e temos este "Playing With Fire". Da primeira vez que a ouvi, dei-lhe C+. Tem vindo a aumentar com múltiplas audições. Porque a música é tão fora daquilo que habitualmente se vê em concurso, eu quero que ganhe. E aparentemente também há muita gente a pensar o mesmo que eu. O problema é que quem viu a meia-final viu uma coisa diferente de quem viu o vídeo-clip da canção: é que a performance deles, sem a electrónica, perde muito em qualidade. Vou fazer uma excepção e colocar cá os dois vídeos. Vejam e comparem. Que diferença!







5. GEÓRGIA, Sofia Nizharadze, "Shine" (B/B+)

Depois das duas semi-finais, as casas de apostas passaram a tê-la em grande consideração, de modo a que já é a terceira maior aposta. É uma balada, mas que ela consegue aproveitar e dar-lhe um toque pessoal, de modo a que pareça uma balada intimista que nos faz sentir bem. O mais possível que se possa parecer com uma balada de Céline Dion.





4. ISRAEL, Harel Skaah, "Milim" (B+)

Aposto que quase ninguém me apoia nesta escolha mas eu realmente acho que esta é uma grande música. Está bem que é mais uma das muitas baladas que estão em competição, mas esta tem qualquer coisa de diferente. O que me choca, porque quando vi os primeiros segundos e vi a cara de menino lindo eu pensei logo, «Oh vamos ter aqui outro Dima Bilan». Mas não. A música é arrepiante. Lembra-me a da Estónia o ano passado. Melancólica, depressiva, triste, mas no entanto não consigo deixar de a ouvir. Tanta emoção posta na voz. Também é uma das grandes apostas para vencedor.





3. NORUEGA, Didrik Solli-Tangen, "My Heart Is Yours" (B+)

Como é que a Noruega conseguiu a proeza de ter uma música melhor que a que lhe valeu a vitória no ano transacto? Não sei (mas não resultou anteriormente: ver Sérvia em 2006). Mais uma balada, contudo, não é? Não me parece que com esta conjugação de factores vá longe mas ainda assim eu considero-a uma excelente música. Josh Groban ficaria orgulhoso.





2. AZERBAIJÃO, Safura, "Drip Drop" (B+)

Depois da interpretação de ontem, já ninguém tem dúvidas em afirmar que o título é dela para perder. Toda a gente ficou louco, tanto com a música, como com a cantora, como com a apresentação em palco. Será que vamos ter Eurovisão de madrugada para o ano?





1. BÉLGICA, Tom Dice, "Me and My Guitar" (A-)

Se houver justiça no concurso, é Bruxelas que vai receber o Eurovision Song Contest para o ano. Este Tom Dice, vencedor do X-Factor em 2000, mais a sua guitarra, são um sucesso. É que a canção dele, além de ser prazenteira e de nos fazer sentir bem, é das poucas de cá que imagino a ter sucesso internacionalmente, porque parece um êxito de rádio. É uma música bonita e que expressa bem o que lhe vai na alma.





Para concluir então:

Quem deveria ganhar: BELGIUM/Bélgica
Quem acho que vai ganhar: AZERBAIJAN/Azerbaijão
Posição de Portugal: 14º
Posição de Portugal no concurso: 16º

E peço-vos ainda que vejam o Eurovision Song Contest Oslo'2010 e acompanhem a prestação da Filipa Azevedo. Ela merece.

2 comentários:

Sara Almeida Silva disse...

Ora como tb nao vi as semi finais e nao faço ideia do que vai a concurso..
Resta me concordar com o teu comentário inicial em relaçao as prestaçoes portuguesas na eurovisao..

;)

Joana Vaz disse...

Gosto muito da música belga, seguida da “Satellite” da Alemanha (que penso que também tem potencial para poder vir a ser comercializada;)), Irlanda, Noruega e Geórgia.

As do Azerbaijão e da Arménia são as músicas mais típicas de festival. Percebo porque são das favoritas à vitória.

A da Ucrânia é a alternativa mais engraçada.

As da França, Sérvia e Grécia são as mais fracas…