domingo, 2 de maio de 2010

Manifesto - Glee!

Venho aqui falar-vos da série revelação do ano. Aliás, isto não só é uma reflexão, uma crítica, é também um sincero manifesto de apoio incondicional a uma das melhores séries de televisão de sempre, por muito 'queer' que possa ser (que é, eu admito, mas não é por isso que deixo de não adorar a série), por muitas falhas que possa ter, é uma série que eleva o que todos temos de bom, que nos ensina que todos somos iguais, todos temos qualidades e defeitos, todos temos um dom, todos temos que aproveitar a vida. Tal como a série se auto-define, «the comedy for the underdog in all of us».

Além disso, tem números musicais plenos de magia e interpretações dignas de autênticas lendas musicais, um elenco magnífico, unido, coeso, que se nota que se diverte em cada cena, actuações excepcionais (em particular de Lea Michele, Matthew Morrison, Jayma Mays e Jane Lynch, todos com reais possibilidades de serem nomeados e vencerem prémios no futuro próximo), cenas de intensa profundidade emocional bem misturadas com gloriosos momentos comédicos e lições para toda a vida.

Vai ainda na sua primeira temporada mas já conquistou milhões de fãs. Foi das séries que mais cedo chegou a Portugal - demorou 3 meses até que a Fox Life começasse a transmitir a série e agora a TVI também a passou a transmitir aos sábados à tarde.

Falo, claro, de GLEE. Depois de todos estes argumentos a favor da série, pouco mais há a dizer. Ok, lembrei-me agora de um dos argumentos mais importantes. A série tem o condão de não só dar poder dramático a algumas músicas que não o têm (seja pela cena, seja pela interpretação, seja pelo que devemos tirar da sua aplicação no episódio) como as suas versões das músicas são, muitas vezes, bem melhores.

Não acham que há que dar os parabéns a uma série que transforme músicas triviais e muitas vezes banais como Keep Holding On, Rehab, Mercy, Take a Bow, Bust Your Window, No Air, My Life Would Suck Without You, Smile em verdadeiros hits, que pegue em clássicos como Vogue, Like a Prayer, Hello Goodbye, On My Own, Taking Chances, Don't Rain on My Parade, Don't Stop Believing, Somebody To Love, True Colors, You Can't Always Get What You Want, Imagine ou Jump e os recrie de forma muito original, que pegue em músicas esquecidas como Hello, Alone, Sweet Caroline, Endless Love e nos faça recordar tempos passados, que crie mash-ups tão imaginativos, juntando It's My Life com Confessions Part II, Halo com Walking on Sunshine, ou até Young Girl e Don't Stand So Close To Me?


Por tudo isto, não vejo como é que quem já via a série não a vai amar mais e quem não a via não a passe a ver. É que tem mesmo que ser. ESTOU-VOS A MANDAR VER A SÉRIE, SIM! Aproveitem agora que só ainda vai na primeira temporada.


Ficam aqui algumas músicas a título de amostra (via YouTube, como é óbvio):





5 comentários:

Joana Vaz disse...

Glee consegue por toda a gente bem-disposta, nem que seja pelos disparates que os adolescentes fazem, dizem ou pensam;):)
Para além disso, consegue ser instrutiva e transmite valores!

Adoro, adoro, adoro!!:D

Há uma música que não falaste e que é das mais ouvidas (pelo menos por mim;)): My Life Woul Suck Without You.
Mas gosto de todas as que referenciaste.;)

Jorge Rodrigues disse...

Eu chateei-te e tu lá vieste comentar :)

Obrigado pelo comentário, acrescentaste coisas ao que eu já disse.

A série é um bocado 'feminina' mas eu gosto dela à mesma :D

Jorge Rodrigues disse...

Falei sim do 'My Life Would Suck Without You'. Vai lá ver.

Joana Vaz disse...

Já vi:)

É divertida!:) E quem gosta de musicais, provavelmente gosta da série!
Não acho que seja mais feminina por isso.:P

Gil disse...

GLEE é simplesmente das melhores séries que eu á vi.
Não só pelos actores principais que estão espectaculares (LYNCH, Morrison, Michele, Mays, Agron, ...), mas também os secundários, como Heather Morris, a servir como o Ralph Wiggum com as suas tiradas parvas e incoerentes.
Os números são mt bem coreografados, e certas versões chegam de facto a ultrapassar os originais.
Destaco ainda os convidados especiais. Onde podemos encontrar uma Kristin Chenoweth bebada, um Josh Groban que gosta de cotas bebadas e Molly Shannon que faz frente á Sue? Só mesmo em GLEE!

"And that's how Sue sees it!"