sexta-feira, 28 de maio de 2010

Música Perdida... No Cinema - Especial Óscares


Engraçado a Sara voltar ao blog com Música Perdida, à qual eu volto também (antes de continuar com a minha nova rubrica, Séries - Finais de Temporada, à qual devo adicionar nova página: Gossip Girl/House M.D.). Tenho ainda que encerrar a minha série de Músicas Perdidas no Cinema de 2009/10 e terminar com os Prémios Cinema e TV. Muitas promessas, como de costume.

Voltando ao tema... Esta é uma rubrica de «Música Perdida... No Cinema» especial. É a versão Oscarizada. Porque decidi, como fiz para os actores e actrizes e filmes, fazer o meu top da década. Organizar, portanto, as músicas que venceram Melhor Música Original nos últimos 10 anos.


Pergunto: quantos de vocês se lembram de quais as músicas que ganharam o Óscar? Deram-me brancas ontem a pensar nisto. Consigo dizer obviamente as dos últimos 3 anos. Para o ano de 2006 já tive que fazer muito brain-storming para lá chegar. Para trás só a de 2003 é que era evidente, fruto dos 11 Óscares que o favorito da noite tinha ganho. E a de 2002, que é uma das minhas favoritas de sempre a ganhar o Óscar. Será, como ainda há uns tempos li, se não erro no Stale Popcorn, a melhor decisão dos últimos anos da Academia.

Mas vamos por ordem... (mais uma vez, clipes via YouTube)

10. "It's Hard Out Here for a Pimp", Hustle & Flow, 2005

Ganhou a "In The Deep" de Crash, bem melhor, e a "Travelling Thru", escrita pela senhora Dolly Parton, que deu uma performance nada abaixo de grandiosa no palco dos Óscares, para Transamerica. Foi uma das piores decisões da Academia nesse ano, quase a par com a de Crash para Melhor Filme (eu sei, o rancor a isso há-de passar...) Só em 2005 e no famigerado ano de 2008 é que tivemos, esta década, três nomeados apenas. Este é um rap muito rasca sobre a vida dura de um chulo. Em 2008 também ganhou uma ridícula cançoneta indiana. Quando penso que em 2002 conseguem tomar tão brilhante decisão e três e seis anos mais tarde apostarem nisto? Credo.






9. "If I Didn't Have You", Monsters Inc., 2001

Primeiro que tudo, há que dizer que esta é a única música Disney a ganhar o prémio esta década. A seguir, há a dizer que esta é das piores músicas da Disney, não só desta década, mas de sempre. E ganhou num ano em que a Academia preferiu "proibir" a nomeação de "Come What May" de Moulin Rouge!, que ganharia a categoria facilmente. Ainda assim, esta canção ganhar a "May It Be", a música que os Enya compuseram para a primeira parte de Lord of the Rings? Enfim. Canção típica de filme de animação, muito foleira, muito simplista, composta pelo mais que musicalmente previsível Randy Newman.






8. "Al Otro Lado Del Rio", Diarios de Motocicleta (The Motorcycle Diaries), 2004

Depois de em 2002 terem feito uma decisão inteligente, vieram anos negros para a Academia. Em 2003 caíram como patinhos e deram o Óscar ao largamente favorito Lord of The Rings: The Return of the King, com muito melhores músicas em competição. E em 2004 voltaram a cair no mesmo erro. Está bem que os cinco nomeados eram fracos mas a verdade é que esta "Al Otro Lado Del Rio" é por demais parada e repetitiva, além de em nada contribuir para o filme, pois passa nos créditos. Parece uma canção feita a papel químico para ser nomeada. O filme tem inclusive outras canções que mereciam mais a vitória, não percebo esta necessidade da Academia votar sempre nas músicas dos créditos. Neste ano, DE LONGE, devia ter ganho a música do filme francês que ninguém (provavelmente) deve ter visto, Les Choristes, "Voir sur ton chemin", composta por Bruno Coulais (que esta ano compôs a estupendamente arrepiante banda sonora de Coraline).






7. "Jai-Ho", Slumdog Millionaire, 2008

Quem me conhece sabe bem o ódio proclamado que tenho contra este filme e esta música. E vou precisar de mais algum tempo para me passar toda a irritação que ele me traz. É que se não tivesse recebido a atenção que recebeu, mais os 8 Óscares que ganhou, eu teria o filme em mínima boa conta. Agora, premiar a mediocridade comigo não dá. E um dos Óscares que esse filme indiano sobre um pobrezinho que ganha, com toda a sua experiência de vida, o Quem Quer Ser Milionário ganhou é precisamente este de Melhor Música Original. Jai-Ho, que entretanto chegou à Billboard Top50 pela mão das Pussycat Dolls, que fizeram a sua "adaptação", ganhou o Óscar à muitíssimo superior "Down To Earth" que Peter Gabriel compôs para o supremo Wall-E e a "O'Saya", também de Slumdog. Eu quero agora fazer uma pausa para vos relembrar que tenho apagado a cerimónia de 2008/2009 dos Óscares da minha memória, tal a quantidade de erros que cometeu a Academia nesse ano (The Dark Knight, Wall-E, Rachel Getting Married... E muito mais!) mas não posso deixar de frisar o ridículo que lhes ficou "The Wrestler", música final e emocionalmente profunda de The Wrestler de Darren Aronofsky e Mickey Rourke. Não consigo encontrar razão para não ter ganho, quanto mais para não ter sido sequer nomeada. Como eu apaguei a minha memória desse ano, também a Academia fez uma lavagem cerebral, Bollywood-style, à deles.






6. "Into The West", Lord of the Rings: Return of the King, 2003

Depois de ter acertado em cheio no ano antes, em 2003 a Academia voltou a cair no erro de tender para um grande favorito quando é garantido que vai limpar a cerimónia (tal como Titanic em 1997 ou Slumdog em 2008). E eu até sou um dos defensores desta música - eu gosto dela - mas comparada com a música "Belleville Rendez-Vous" de The Triplets of Belleville? Nem por sombras. É uma boa música que acompanha bem o tom do filme de Peter Jackson e a voz de Annie Lennox ajuda a dar o "toque de Midas" na composição da música mas a verdade é que não era a melhor música desse ano. Dito isto, eu gosto da música. Admito que seja algo foleira e inspiracional e não é nada que não se tenha visto mas pronto.






5. "Things Have Changed", Wonderboys, 2000

Antes de mais eu tenho que falar que possuo grande admiração por Bob Dylan. E só isto explica a posição da música neste top. É o Bob Dylan! E nunca tinha ganho um Óscar! E a música é tudo aquilo que a música de Bob Dylan representa. Não é a melhor música desse ano - quando eu me lembro da excelente banda sonora de Dancer in the Dark... - pois essa seria "I've Seen It All", uma performance ao mesmo tempo assustadora e brilhante de Björk para o filme de Lars von Trier. Ou até mesmo "A Love Before Time" de Crouching Tiger, Hidden Dragon de Ang Lee. Mas é uma excelente música mesmo assim. E pessoal, é Bob Dylan! Tudo é perdoado!






4. "The Weary Kind", Crazy Heart, 2009

O vencedor deste ano é a canção western composta por T-Bone Burnett e Ryan Bingham e é, de longe, o mais forte dos cinco nomeados da Academia, por entre duas músicas medíocres no máximo de Randy Newman para a Disney, uma música desconhecida de um filme francês que ninguém viu e a melhor das 2 músicas de Nine a concurso, Take It All. Contudo, isso não lhe dá o direito de vencer. Não quando esta música surge num ano em que temos tão grandes músicas como "Smoke Without Fire" de Duffy para An Education (também desse filme "You've Got Me Wrapped"), "Help Yourself" de Up in the Air e acima de tudo "Wake-Up Song" e "All is Love" de Karen-O para Where The Wild Things Are. É que estas cinco que eu acabei de mencionar eram todas mil vezes melhores que os nomeados que ali estão, tirando o eventual vencedor. Enfim. Não obstante tudo isto, "The Weary Kind" é uma música brilhante, que nos fala de belas formas e que expressa a alma que vai no filme. E Ryan Bingham/Jeff Bridges/Colin Farell formam de facto um grande trio. E esta canção, apesar de me fazer pensar sempre em coisas tristes, também me alegra o coração.






3. "I Need to Wake Up", An Inconvenient Truth, 2006

Esta canção teve, desde o dia em que saíram os nomeados, um apoio efervescente. Tudo porque estava em combate directo com dois nemesis, por assim dizer, da Academia nos tempos recentes: os musicais e os filmes animados (isto também ajudou o vencedor de 2007). Além disto, era uma música num documentário mais-que-célebre que contava com o antigo vice-presidente e inglório perdedor (e infame, devido às dúvidas que se impõem naquelas eleições) das Presidenciais para George W. Bush, Al Gore. Um documentário com um assunto actual e importante. Um documentário que nos mandava mudar. E ainda por cima era uma música cantada por uma lenda musical, Melissa Etheridge. Por isso, como é que algum dia iria perder? Lá teve Beyoncé que se contentar em ter feito um filme de relativo sucesso pois não seria naquele ano que ela ia levar a estatueta para casa. Por muito que ela tenha tentado (eu ainda me lembro da monstruosa intepretação de Beyoncé em palco nos Óscares desse ano)...






2. "Falling Slowly", Once, 2007

Apesar de muita crítica que já ouvi desta música (a maioria da qual eu acho que não tem fundamento e portanto é bastante injusta), ela não deixa de ser fantástica aos meus ouvidos. Esta história de amor intemporal não podia ter melhor complemento que esta melodia melancólica que Glen Hansard e Marketa Iglova compuseram para este seu filme. E a verdade é que, volvidos três anos, a música continua-me tão fresca na memória como da primeira vez que vi o filme. Um filme que, não fosse esta vitória, passaria quase esquecido no meio da enormidão de qualidade que foram os filmes deste ano, da qual Once faz obviamente - e merecidamente - parte. Além de que este não é o único tema do filme que podia ser considerado para nomeação... E choca-me enormemente que a Academia não tenha caído no erro de premiar uma das músicas de Enchanted (que tinha, de facto, músicas óptimas também) ou de premiar a música soul de August Rush (que também poderia ter ganho, é um facto, e é uma bela música) e que tenha acertado na escolha.






1. "Lose Yourself", 8 Mile, 2002



Uma música de génio. É o que se pode dizer desta incrível obra-prima (definitivamente o topo da carreira de Eminem) do "white rapper" que subiu a pique à fama depois de uma infância e uma adolescência dificílimas. Até surpreende a decisão da Academia, que nunca sabe o que é de facto brilhantismo, que raramente sabe reconhecer o que é bom, o que é excelência, o que é uma música que acompanha, que eleva e que dá outro nível a um filme, sem no entanto nunca parecer destoar dele. São poucas as músicas que o fazem e esta é uma delas. Além disso, tornou-se um hit mundial, passível de ser ouvido cem vezes ao dia e não cansar nenhuma vez. Além da extraordinária sonoridade, a sensibilidade das palavras e a raiva crua na letra da música fazem deste tema um hino aos sonhos, um eco vindo do vazio, da escuridão, para trazer luz à vida.






E qual é a vossa música preferida dos vencedores desta década?


P.S. Relembrar que amanhã a vencedora do Família Superstar e do Festival da Canção, Filipa Azevedo, luta na final da Eurovisão'2010 por uma boa classificação portuguesa. Podem ouvir a música aqui.

4 comentários:

Joana Vaz disse...

Falling Slowly!:)

Já teria mais dificuldade em escolher se “In the Deep “e “The Wrestler” tivessem merecidamente ganho nos seus respectivos anos.

Também gosto muito da música da Melissa, bem como de”The Weary Kind” e “Into the West”.

“Lose Yourself” marcou, sem dúvida, uma geração...
e “Jai ho” um momento!

DiogoF. disse...

Penso que te enganaste ou então interpreto mal o que queres dizer. Os filmes que indicas são, de facto, de 2000 a 2009. Mas eu fiquei com a ideia que te querias referir às cerimónias em si. Assim, por exemplo, Wonderboys é de 2000 mas esteve na cerimónia de 2001. Se eu estiver certo, falta-te aí You'll be in my Heart, Phill Collins, de um filme de 1999, que participou cerimónia de 2000.

Bem, vou contar com o Tarzan e não contar contar com Weary Kind. Mas se fizesse como tu, iria Weary Kind para o topo da lista.

1. YOU'LL BE IN MY HEART, Tarzan.
2. LOOSE YOURSELF, 8 Mile.
3. THINGS HAVE CHANGED, Wonderboys.
4. FALLING SLOWLY, Once.
5. INTO THE WEST, LotR (ainda assim, não consigo achar esta música perfeitamente enquadrada ao estilo do filme).
6. I DIDN'T HAVE YOU, Monsters & Cia.
7. I NEED TO WAKE UP, An Inconvenient Truth.
8. AL OTRO LADO DEL RIO, The Motorcycle Diaries.

Quanto a Jai-Ho e a do Pimp, são inclassificáveis. Pelo menos, para mim. São duas músicas que considero absolutamente insuportáveis e que não merecem qualquer respeito da minha parte.

Jorge Rodrigues disse...

Não Diogo, eu estava a contar como fiz para os actores, actrizes e filmes. E a contar a década de 2000 a 2009, o que dá dez anos.

E assim You'll Be in My Heart não conta, porque o filme é de 1999.

:)

DiogoF. disse...

Okok, certo. Sendo assim, é só trocar o YbimH pelo Weary Kind x)