terça-feira, 18 de maio de 2010

Revista da semana

Esta semana é mais curto, senão uma certa pessoa começa a mandar vir comigo lol

Política

Governo e PSD chegam a acordo para subir impostos.
O aumento de impostos, nomeadamente IVA, IRS e IRC, assim como o corte da despesa foram aprovados.
Todas as categorias do IVA vão sofrer um agravamento de 1 ponto percentual e será aplicada uma taxa extraordinária de 1% sobre o rendimento das pessoas singulares até ao 3º escalão de IRS e de 1,5% a partir do 4º escalão.
Também foi aprovado o corte em 5% dos salários dos políticos, gestores públicos e reguladores.
As medidas vão vigorar até ao final de 2011. Sócrates espera reduzir o défice para 4,6% no próximo ano.
O PSD exigiu hoje que o Governo esclareça os portugueses sobre o prazo de duração do aumento de impostos, ao qual deu o seu acordo, e salientou que exige que este seja transitório.

O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, considerou domingo, que a aliança entre PS e PSD revela "falta de decência nas decisões económicas" e acusou os dois partidos de estarem a conduzir o país para o "abismo".

Cavaco Silva promulgou o diploma que permite o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo. A decisão foi anunciada pelo Presidente da República, num discurso à nação, a partir do Palácio de Belém.
Embora tenha dado 'luz verde' ao casamento entre homossexuais, o Presidente da República deixou fortes críticas aos grupos parlamentares que fizeram aprovar o diploma na Assembleia da República

O PS considerou "uma manobra de diversão" e um mero ato de "prova de vida" a decisão do PCP de avançar com uma moção de censura ao Governo, apelando ao sentido de "responsabilidade" das restantes forças políticas.
O secretário geral do PCP, Jerónimo de Sousa, desvalorizou hoje as críticas do primeiro ministro à moção de censura do PCP e mostrou-se confiante de que o povo português saberá encontrar soluções no quadro democrático.


Desporto

Porto bateu o Chaves por 2-1 na final da Taça de Portugal.

Oliveirense apenas com 3 jogadores para a próxima época. Cícero saiu para o Rio Ave, João Pedro para a Naval e Godinho não chegou a acordo para a renovação do contrato, também vai sair.
O treinador Pedro Miguel já renovou contrato por mais uma época.


País

O Banco de Portugal proibiu sete antigos administradores do BCP de exercerem cargos na banca.
Jardim Gonçalves, António Rodrigues e Christopher de Beck foram condenados com um período de inibição de exercício da actividade bancária de nove anos. Os restantes elementos ficam inibidos por períodos entre os cinco e os nove anos. Apenas Paulo Teixeira Pinto e Filipe Abecasis foram ilibados. Os condenados foram também alvo da decisão de pagamento de coimas que vão até um milhão de euros

Os novos desempregados subsidiados vão ser obrigados a aceitar uma oferta de emprego fora do seu sector de actividade ou mesmo uma profissão diferente da que tinham antes de ficarem sem trabalho. Esta é uma das regras que integram o novo diploma do subsídio de desemprego, aprovado esta semana no Conselho de Ministros.

O presidente da Câmara do Cartaxo, Paulo Caldas, detido hoje por posse de arma ilegal, já foi ouvido por um juiz e aguarda em casa a aplicação de uma eventual medida de coação.


Mundo

Os Estados Unidos anunciaram esta quinta-feira o encerramento da sua embaixada em Banguecoque, afirmando-se "muito preocupados" com os confrontos entre manifestantes e forças da ordem na Tailândia.
Balanço de 3 dias de confrontos na Tailândia ascende a pelo menos 33 mortos e 239 feridos.

Depois da polémica à volta de Jessica Watsons e da sua vontade de correr o mundo, a adolsecente de 16 anos partiu num veleiro de dez metros de comprimento e regressou neste sábado depois de sete meses sozinha no mar.

Um incêndio num laboratório de investigação de répteis destruiu, este sábado, a maior colecção de serpentes do Brasil. De acordo com o responsável pela colecção, «são cem anos de História» que se apagam.

A Interpol lançou um “alerta vermelho” para a detenção de seis executivos de instituições bancárias e corretoras de bolsa venezuelanas, com as autoridades de Caracas venezuelanas a indicarem que os fugitivos poderão estar em Aruba, EUA, Espanha e Portugal.


Humor

Como o Papa veio cá a Portugal, deixo um vídeo de uma freira.

5 comentários:

Sara Almeida Silva disse...

Que se me permita a actualização do desporto.. Laranjeira, Armando e Vitor também já fazem parte da equipa pra proxima época.

Os emprestados pelo Paços vao regressar a casa. E Godinho vai fazer companhia a João Pedro na Naval..

Nisto, o Carlos Osório já perde a sua erva..

Jorge Rodrigues disse...

Acho muito bem que faças comentários longos, a Diana não tem que vir cá meter o bico nesse aspecto :D

Gosto muito desta revista da semana, nem sempre comento mas leio sempre, dá sempre para ver notícias que me escaparam ;)

Eu sobre a Oliveirense... Só falo em Julho/Agosto. Vai ser um ano a aguentar o 14º lugar na próxima época, aposto.

É como o Sporting. Deixo de pagar quotas se Maniche e companhia vierem para Alvalade.

Diana Almeida disse...

Acho muito bem que tenham em conta a opinião dos leitores e frequentadores assiduos deste blog. Só mostra respeito por quem lê e quem trabalha. Coisa de que o Dr. Jorge ainda não se pode queixar.. :P

Desde já muito obrigada pela parte que me toca..

Também ouvi dizer que a Federação exige que o Estádio passe a ter uma maior lotação.

Bom trabalho!

Sara Almeida Silva disse...

Ah, e volto a meter o bedelho desportivamente..

É que os adeptos do Chaves foram apedrejados por adoráveis benfiquistas à saída da CRIL! Suponho que tenha sucedido o mesmo ao Porto.
E o fairplay? Uma pessoa já não pode ir a bola sem estes cenários?
Só há um comentário possível - Indecente

mean_machine disse...

Sara: Bgd pelas actualizaçõs do desporto lol
E eu tb estou contra essas cenas de violência, seja de que clube for.
O futebol n é isso, é uma festa.

Diana: n tens de k, sp as ordens =P