sábado, 13 de dezembro de 2008

Óscares 2008: Um pesadelo BEM negro


É hoje. É hoje que eu falo de morcegos. Andei a semana toda em êxtase para apanhar o raio do filme em DVD nas minhas mãos e ontem consegui-o. E vi o filme mais uma vez. E rebobinei tudo e voltei a vê-lo. Brilhante. Genial. Obra de arte. É o filme do ano (e não é dizer pouco do filme) - e por isso se podem perdoar alguns erros menores que em nada diminuem a dimensão especial deste blockbuster de Verão.




«Batman - The Dark Knight» (em português, Batman - O Cavaleiro das Trevas) é a sequela do filme Batman - O Início («Batman Begins»). Christopher Nolan retoma a realização desta franchise da Warner Bros. acompanhado de David Goyer e do seu irmão Jonathan Nolan, que o ajudaram a escrever o argumento desta história, e ainda dos já habitués Christian Bale (Batman / Bruce Wayne), Morgan Freeman (Lucius Fox), Michael Caine (Alfred) e Gary Oldman (Lt. Gordon). A eles se juntam agora Aaron Eckhart (Harvey Dent / Harvey Two-Face), Maggie Gyllenhaal (a nova Rachel Dawes, interpretada em «Begins» por Katie Holmes - das melhores trocas que já vi) e pelo GRANDIOSO Heath Ledger (The Joker) que é talvez o mais talentoso actor da sua geração, morto tragicamente no início deste ano.


A morte de Heath Ledger amplificou a escala de interesse deste filme, interesse e excitação essas que triplicaram quando se constatou que de facto este filme era um CLÁSSICO, uma LENDA e que a performance de Ledger como The Joker era IMORTAL. A história, de resto, é simples e gira em torno dos três homens: Batman/Bruce Wayne - Harvey Dent/Two-Face - The Joker. Nolan pega na história onde a deixou, Gotham ainda em péssimo estado, mas a ganhar confiança e a recuperar devido à acção de Batman que vai trilhando passos na escuridão para acabar com a corrupção, com a máfia e com os assaltos. Eis que neste tempo surge Harvey Dent, um procurador do MP que se revela como o «cavaleiro luminoso» que Gotham precisa. Um rosto que Batman não tem. Quando tudo parece funcionar, eis que The Joker surge e destrói tudo aquilo por que Batman, Dent e Gordon lutaram. Cria um pânico geral que ninguém parece controlar. Joker pretende demonstrar sobretudo que qualquer homem, por muito bom que seja, pode ser levado ao pior de si à custa de um dia mau.



Pontos a favor:
  • Grande história com um grande final
  • Talvez o herói mais adorado da história do cinema
  • Performance de The Joker e de Batman (melhores que em «Batman» (1989), de Burton)
  • Maggie Gyllenhaal empresta um realismo à personagem de Rachel que Katie Holmes não tem
  • Rachel Dawes não sobrevive no filme (o que é óptimo, tendo em conta que foi inventada pelos Nolans - não é personagem da BD original - e não é assim nada de especial)
  • Banda sonora de Zimmer e Newton Howard é brutal e muito tocante
  • O humanismo de Harvey Dent

Pontos contra:


  • Franchise super-explorada (é o sétimo filme da saga, mas o segundo da era Nolan - que é assim que muitos críticos vêem a coisa)
  • Os rumores de que para completar a trilogia com um terceiro Batman (versão Nolan) vão entrar super-estrelas de Hollywood à la Depp ou Jolie ou Hoffmann - estas versões foram perfeitas com actores com pouco ar de superestrelas
  • Erros técnicos na edição do filme, em especial nas cenas de batalha (o único grande erro de Nolan)
  • Bem, talvez o segundo grande erro de Nolan seja não criar bons papéis femininos: esta Rachel Dawes, por muito boazinha que seja, é um desperdício de tempo
  • A morte de Ledger (que já tinha assinado para um terceiro filme) - mas isso não é bem culpa de ninguém, não é? :D


NOTA FINAL: 19 (20 é demais, não acham? Eu até acho que o 19 está hiperbolizado)



Bom, de resto este é o filme da história (!) com mais críticas positivas no Rotten Tomatoes (e o 2º em termos de aceitação geral, 94% - perto dos 97% que Wall-E, também deste ano, reuniu) e o 2º filme da história com maior receita de bilheteira nos E.U.A. (o número baixa quando se fala em todo o mundo e baixa ainda mais se fizermos a inflacção do preço) - 560 milhões de dólares só nos E.U.A. em apenas seis semanas! Bateu o recorde de bilheteira por um dia, por um fim-de-semana, por uma semana e por um mês. Pobre Titanic (ainda por cima não gosto assim tanto desse filme... :D)

Já lançou a sua candidatura aos Óscares (que eu espero que seja bem sucedida - as minhas previsões para os Óscares aqui a 22 de Dezembro, um mês antes das dos Óscares e a partir daí vamos semanalmente actualizando as previsões) e acredito que tenha boas hipóteses em Cinematografia, Banda Sonora, Direcção Artística, Argumento Adaptado, Edição, Mistura de Som e Edição de Som. Guarda-Roupa e Maquilhagem será mais difícil, Melhor Director e Melhor Filme é discutível.
No entanto, dado o 'flop' da maioria dos grandes tubarões pró-Óscar e devido ao sucesso deste filme ('Movie of the Year' status) tenho vindo a ganhar certeza que este filme estará nos top 5 (dia 22 explico porquê). E Christopher Nolan deve ter a sua nomeação assegurada. A minha aposta é em oito/nove nomeações. Com algumas vitórias.

Sem dúvida que a Warner Bros. está a apostar em grande neste filme (quem também tem maior retorno de bilheteira que orçamento para o filme - 560m $ > 300m $ - pode dar-se a esse luxo) e tem, para já, os anúncios e os cartazes mais bem colocados e mais bonitos.


Deixo-vos agora com algumas frases brilhantes deste filme:

«You either die a hero or you live long enough to see yourself become the villain»

«This town deserves a better class of criminals. And I'm going to give it to them. This town is mine.»

«Dad put his knife in my mouth and said to me, 'Why so serious, son?'»

«"Why does the Batman have to run, dad? He didn't do anything wrong". "Because he's the hero Gotham deserves, but not the one we need right now. So we'll hunt him, because he can take it. Because he's not a hero. He's a silent guardian, a watchful protector, a DARK KNIGHT."
(esta última: fantástica!)



Sem nada mais a dizer... :)

2 comentários:

Anónimo disse...

O filme é realmente fenomenal:)

Nunca pensei vir a adjectivá-lo assim antes de entrar na sala do cinema, achei que seria mais um filme de super-heróis, mas é muito mais do que isso.
Ainda não tive a oportunidade de voltar a revê-lo, pode ser que seja uma prenda de natal.;)
São 142 Minutos de muitas emoções… começa de forma mais simplória, e vai aumentando o grau de intensidade ao longo da sequela, atingindo o clímax no seu grandioso final!
É possível retirar lições para a vida… e reflectir sobre inúmeros temas: a questão de cada um de nós ter ou não uma face negra, o comportamento humano perante situações limite, a verdade que nem sempre é a melhor solução, os sacrifícios para um bem maior…

Adorei…

Nota final: de acordo…um merecido 19!:)

mean_machine disse...

filme perfeito?
nd é perfeito, mas este anda la perto
é sem duvida o melhor filme do ano e o melhor filme k ja vi
ainda n comprei...
kero uma ediçao de 2 discos faxabor lol
podem oferecer-me no natal xD

eu dava 19.5, so pa contrariar ahahah