sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Óscares 2008: Muito «wishful thinking»

Eu sei que a Pitoca pediu morcegos mas eu decidi deixar os morcegos (ou O homem-morcego em particular) para o lançamento do DVD do filme, a 9 de Dezembro em todo o mundo.


Além de que é esperança de milhões (e minha também) para uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme. Assim vamos para um filme que, enfim, é muito... «wishful thinking» para Óscar.

Esteve nas minhas previsões o ano todo, é verdade, mas sinto que agora que a estreia em Portugal se aproxima (26 de Dezembro) e depois de ler mais de 50 críticas e artigos se chega facilmente à conclusão que não vale a pena. Essas mesmas 50 críticas ao filme são positivas mas não AVASSALADORAS como no último filme nomeado para Óscar de Baz Luhrmann, o popularíssimo Moulin Rouge! (2001). Acho que já toda a gente percebeu de que filme se trata: o CARÍSSIMO e VISUALMENTE ESPECTACULAR filme com Nicole Kidman e Hugh Jackman, Australia. E de Nicole Kidman - que lutou arduamente (para dizer o mínimo) nos últimos anos para voltar a ser digna de Óscar (com pouco sucesso, diga-se) e continua a sua tortura por ser uma «superstar» (como Jolie, Pitt, Clooney...), largamente falada em todo o mundo (e nem sempre pelas melhores razões), com o cachet largamente expandido via divórcio de Tom Cruise (há tanto ano que isso foi!) via "autotítulo: única pessoa no mundo a conseguir torcer o nariz em Bewitched!" via... e de facto ela não consegue ser tão boa noutro género como o consegue nos dramas. E pronto... compartilha esse sofrimento com Hugh Jackman que tem de facto um talento inegável mas também tem esse «superstardom» que irrita a maioria dos críticos. E assim... passam despercebidos. O filme é GRANDE (e isto é dizer pouco!) mas não é GRANDE coisa... E assim... toda a vontade que tinha de ver o filme... fugiu.


É claro que quero ver o filme à mesma - até porque admiro o trabalho de Baz... - mas não é a mesma coisa que ir para o filme a pensar «Porra, isto é capaz de limpar alguns Óscares...». Continua no entanto a ser um clássico a considerar. Pode ser que melhore no tempo. Nota final: (a ser anunciada quando de facto vir o filme, mas pelas previsões: 14)



Fica o trailer...









5 comentários:

Sara Almeida Silva disse...

ahah vê se pra próxima não pedes opinião pah :) como é lógico: "Avé César" - desconheço completamente.

Anónimo disse...

ja ouvi falar mas nao vi

Jorge Rodrigues disse...

Nem podias ter visto caro pom:

Só estreia em Portugal a 26 de Dezembro ;)

Anónimo disse...

ahahaahhah

mean_machine disse...

e o morcego sai em portugal dia 11